Potiguar negra de 13 anos coleciona títulos e é promessa do tênis mundial
Natal, RN 16 de jul 2024

Potiguar negra de 13 anos coleciona títulos e é promessa do tênis mundial

14 de junho de 2023
Potiguar negra de 13 anos coleciona títulos e é promessa do tênis mundial

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A natalense Victoria Barros, de 13 anos, tem se destacado nos torneios mundiais de tênis e se tornado uma promessa do esporte. 

No sábado (10), a potiguar conquistou o terceiro título seguido e deu um salto no ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês). 

Victoria saiu da posição 1050 entre as melhores mulheres tenistas jovens do mundo para a posição 649, um avanço de 401 lugares. Entre as brasileiras, ela é a 11ª melhor tenista jovem do planeta.

Esta é a estreia de Barros no circuito internacional juvenil para tenistas de até 18 anos. Depois de erguer dois troféus em torneios de nível 30 no Chipre, ela faturou neste sábado (10) um título ainda maior em Larnaca, no mesmo país.

O primeiro troféu veio no final de maio no torneio J30 de Limassol. A jovem derrotou na final a alemã Gwendolyn Fedel e acumulou seus primeiros 30 pontos no ranking da ITF.

Já em 3 de junho, ela conquistou o segundo título consecutivo novamente no Chipre ao superar a chinesa Minxu Zhou. A terceira e última conquista veio em 10 de junho, quando levantou o caneco em Larnaca, no Chipre, o maior evento que já disputou. Barros derrotou na final a tcheca Vanessa Dobiasova, 700ª do mundo.

Com esta sequência, a jovem conseguiu a 15ª vitória seguida. Em 2022, ela foi premiada pela Tennis Europe como a melhor juvenil estrangeira do ano. 

Victoria nasceu em 2009 em Natal e, durante a infância, se mudou para treinar em São Paulo. Foi ali o início dos destaques nos cenário nacional, sul-americano e mundial. Em 2022, com 12 anos, ela conquistou quatro torneios na categoria 14 anos, com destaque para uma competição disputada no complexo de Roland Garros.

Em 1º de janeiro deste ano, a adolescente deixou o Brasil para treinar na academia de Patrick Mouratoglou, em Nice, na França. Mouratoglou foi o treinador de Serena Williams, considerada uma das melhores atletas de todos os tempos, e hoje é o técnico da romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo.

Mesmo distante da capital potiguar, Victoria mantém laços com a Cidade do Sol. Segundo o ge RN, Barros e os pais são torcedores do ABC, clube de futebol atualmente na segunda divisão do campeonato brasileiro.  

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.