Primeira mulher nordestina a presidir Sociedade Brasileira da Computação é da UFRN
Natal, RN 13 de jul 2024

Primeira mulher nordestina a presidir Sociedade Brasileira da Computação é da UFRN

26 de junho de 2023
3min
Primeira mulher nordestina a presidir Sociedade Brasileira da Computação é da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Thaís Vasconcelos Batista, foi eleita nesta semana presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Será a primeira vez que a entidade terá uma mulher da região Nordeste no cargo principal.

Batista é coordenadora do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software, do Instituto Metrópole Digital (IMD), e docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp).

Antes da nordestina, a SBC havia tido apenas uma outra profissional mulher exercendo a função, oriunda de São Paulo. Comentando a importância do fato, Thaís lembrou que as mulheres ainda são minoria no universo da computação no Brasil.

Vinculada à Sociedade Brasileira de Computação desde 1991, quando ainda era estudante de mestrado, a docente já participou da diretoria da entidade e chegou inclusive à sua vice-presidência, entre os anos de 2015 e 2019.

Atualmente, além de exercer o cargo de conselheira, ganhou no ano passado, durante o 42º congresso anual da entidade, em Niterói (RJ), o Prêmio Newton Faller. A premiação homenageia o associado efetivo ou fundador da SBC que se distinguiu ao longo de sua vida por serviços prestados à SBC.

A chapa única encabeçada pela cientista da computação recebeu os votos de 746 associados da SBC, de um universo de 791 votantes. 

Realizada através de sistema eletrônico de votação on-line, a eleição aconteceu entre 30 de maio e 21 junho, quando foi apurado o resultado através de transmissão ao vivo no canal do Youtube da entidade. 

A posse da nova diretoria da Sociedade vai acontecer no seu congresso nacional deste ano, que se dará em agosto e será sediado pela cidade de João Pessoa (PB).

No currículo, a professora tem a graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um mestrado e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também fez pós-doutorado na Lancaster University, no Reino Unido.

Entrou no quadro docente da UFRN temporariamente por um semestre, em 1997. Desde 2000, é professora efetiva da instituição.  

SBC

Fundada em 1978, a Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é uma sociedade científica sem fins lucrativos que tem relevante papel na definição de políticas de ciência e tecnologia no país e na América Latina. Também atua na disseminação do conhecimento através da promoção de eventos científicos, publicação de periódicos e manutenção da biblioteca digital da instituição. Além disso, tem se destacado por ter representação ativa em diversos órgãos governamentais e em conselhos e fóruns científicos de indústrias e institutos de pesquisa.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.