RN Participativo realiza plenárias presenciais com colaboração dos movimentos sociais
Natal, RN 22 de mai 2024

RN Participativo realiza plenárias presenciais com colaboração dos movimentos sociais

11 de junho de 2023
RN Participativo realiza plenárias presenciais com colaboração dos movimentos sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Buscar efetivar a participação da população na definição de metas, planos e programas do governo. É com este objetivo que o RN Participativo dá início à realização das plenárias presenciais no próximo dia 13 de junho, na região do Potengi, seguida pelo Agreste Litoral Sul no dia 14 e Mato Grande no dia 16. Além das discussões que ocorrerão nos 10 territórios do Rio Grande do Norte durante o mês de junho, também estão programados encontros setoriais com diversos segmentos da sociedade, como mulheres, juventude, negros/as, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e direitos humanos.

O RN Participativo representa a efetivação, em território potiguar, dos instrumentos de participação popular na elaboração de metas, planos e programas do Governo do Estado para o período de 2024-2027”, afirma Thales Dantas, coordenador do Gabinete Civil que está acompanhando a etapa de participação popular do RN Participativo.

A elaboração do Plano Plurianual do Governo do Estado para 2024-2027 no Rio Grande do Norte tem como foco a abordagem colaborativa do governo com os movimentos sociais para construção dos territórios e o planejamento a médio e longo prazos. Após o lançamento do PPA Participativo do Governo Federal, que reuniu mais de duas mil pessoas, a mobilização está sendo conduzida pelos próprios movimentos de cada território.

Segundo Thales Dantas, a metodologia é pensada de forma colaborativa, com várias reuniões de mobilização e sensibilização, buscando fomentar as propostas para o PPA. Além disso, as primeiras plenárias setoriais estão sendo realizadas, proporcionando visibilidade aos grupos que historicamente não têm espaço na discussão e alocação de recursos públicos.

Essas plenárias setoriais permitem que cada segmento faça sua perspectiva e diálogo em relação ao PPA. Os movimentos estão sendo mobilizados para que possam debater e contribuir com propostas. “A ideia é que seja feita uma grande campanha, seja presencial ou virtual, em prol do Plano Plurianual tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal”, avalia Dantas.

Através do aplicativo RN Participativo, disponível no site participativo.rn.gov.br, na Apple Store para iPhone e na Play Store para Android, os cidadãos podem votar e priorizar até 3 diretrizes existentes ou criar até 3 novas propostas a serem consideradas pelo governo ou pela população. As propostas podem ser enviadas até o dia 7 de julho.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.