“A degeneração da Arte” reúne obras de três artistas na Pinacoteca Potiguar
Natal, RN 13 de abr 2024

“A degeneração da Arte” reúne obras de três artistas na Pinacoteca Potiguar

21 de julho de 2023
2min
“A degeneração da Arte” reúne obras de três artistas na Pinacoteca Potiguar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Coletivo Dandara apresenta na Pinacoteca Estadual, uma amostra dos trabalhos dos artistas Alfredo Neves, Aluísio Azevedo Júnior e João Andrade. Com o tema "A degeneração da Arte", os artistas buscam retratar de forma particular e intuitiva as realidades de um mundo em decomposição.

A exposição tem curadoria de Margot Marie está aberta à visitação até 31 de julho, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Nas obras de Alfredo Neves é possível observar a degeneração do eu, em suas telas de cores fortes, pinceladas do expressionismo abstrato, apuro de um fazer artístico consistente, com técnicas de gotejamento ou pintura de ação, pintura do campo de cor, papier collé e texturização.

No trabalho de Aluísio Azevedo Júnior, o público encontra traços de protesto social. Suas telas refletem a degradação urbana em imagens que transitam do cinético ao imobilismo. O desenho sempre foi sua base de experimentação, campo crivado de traços e riscos, para o espraiar óleos e cores abundantes. O artista retrata as pessoas, gente que observa no mundo, pretos, originários, refugiados, pobres em situação de rua, vulneráveis.

A obra de João Andrade, por sua vez, tem a intenção de transitar pela degeneração da alma e dos sentimentos, utilizando materiais recicláveis e técnicas mistas sobre telas. Na exposição, ele mostra um recorte da série "O mal que habita em mim". Com alto-relevo, principalmente, da face humana, seu trabalho evidencia a dor, o ciúme, a raiva, a inveja, ou seja, as muitas sombras e sobras que existem dentro de cada um. Algo, costumeiramente, negado ou escondido.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.