Entidades se solidarizam com família de adolescente morto a facadas durante caminhada de escola em Natal
Natal, RN 13 de abr 2024

Entidades se solidarizam com família de adolescente morto a facadas durante caminhada de escola em Natal

8 de julho de 2023
5min
Entidades se solidarizam com família de adolescente morto a facadas durante caminhada de escola em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um estudante de 14 anos foi morto a facadas por um colega de 17 anos da mesma escola, na tarde desta sexta (7), no bairro das Quintas, zona oeste de Natal. Os dois jovens participavam da 1ª Caminhada Municipal de Combate ao Racismo, organizada pela Escola Municipal Ferreira Itajubá, onde eles estudavam.

Segundo a Guarda Municipal, que acompanhava a caminhada pelas ruas do bairro, o adolescente ferido chegou a ser socorrido, mas não resistiu e acabou falecendo.

Já o jovem que desferiu as facadas foi apreendido no momento do crime pela Guarda e levado para a Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA).

O crime teria ocorrido por causa de ciúmes. A vítima estava namorando com a ex-namorada do suspeito do crime, segundo os agentes da Guarda Municipal.

A Prefeitura do Natal afirmou por meio de nota que a violência causou perplexidade em toda a comunidade escolar:

A morte do adolescente provocada por outro estudante da mesma escola causa enorme perplexidade em toda a comunidade escolar, como de resto em toda a população. Ainda que provocada por históricos de conflito pessoal, como foi o caso registrado no evento”, traz um trecho da nota.

O Executivo da capital ainda externou solidariedade e afirmou que vai dar suporte à família da vítima:

“A Prefeitura Municipal de Natal vem a público externar sua solidariedade com a família do adolescente vítima de grave ato infracional ocorrido nesta sexta-feira (7), durante a 1ª Caminhada Municipal de Combate ao Racismo, promovida na Escola Ferreira Itajubá, no bairro das Quintas.

A morte do adolescente provocada por outro estudante da mesma escola causa enorme perplexidade em toda a comunidade escolar, como de resto em toda a população. Ainda que provocada por históricos de conflito pessoal, como foi o caso registrado no evento.

Membros da Guarda Municipal que acompanhavam o evento conseguiram deter de imediato o adolescente infrator, evitando sua evasão e encaminhando-o em seguida para a Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente. Da mesma forma, a equipe da GMN prestou pronto apoio à vítima, que infelizmente não resistiu ao ataque sofrido.

A Prefeitura já determinou às suas secretarias a total mobilização no sentido de estender o suporte à família da vítima abalada neste momento pela perda irreparável, garantindo a adoção das medidas assistenciais imediatas e todo apoio que venha a ser necessário. Por fim, a Administração Municipal manifesta sua solidariedade a toda a comunidade escolar do Município pelo trágico episódio”.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se solidarizou com os familiares, professores e alunos que conviveram com a vítima. Além disso, lembrou que em junho lançou uma campanha estadual “Paz nas Escolas” com ações nas escolas públicas para conscientizar e orientar pais e alunos, da responsabilidade da educação e formação moral dos alunos, incluindo a comunidade acadêmica. Confira na íntegra:

"A violência nas escolas fez uma nova vítima no Rio Grande do Norte. Um estudante de 16 anos foi golpeado com mais de 20 facadas por um colega de escola nesta sexta-feira (07) na Escola Municipal Ferreira Itajuba, no bairro das Quintas, em Natal.

Em junho, o Poder Legislativo lançou uma campanha estadual “Paz nas Escolas” em que convoca a população a reflexão, com mídia em todos os meios de comunicação e ações nas escolas públicas buscando conscientizar e orientar pais e alunos, da responsabilidade da educação e formação moral dos alunos, incluindo a comunidade acadêmica. “A violência nas escolas é um problema que precisamos combater juntos”.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se solidariza com os familiares, professores e alunos que conviveram com a vítima e reforça a importância do diálogo na construção da paz nas escolas".

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Norte também manifestou solidariedade aos familiares da vítima e a toda comunidade escolar. Além disso, ressaltou que a escola deve ser um ambiente seguro e de paz.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.