Com o objetivo de democratizar o acesso aos bens culturais, o grupo Movidos Dança dará início a turnê nas cidades do Rio Grande do Norte com o espetáculo “Nuvem de Pássaros” no dia 4 de agosto. A primeira apresentação será realizada em Pendências. Em seguida: Guamaré, Portalegre, Carnaúba dos Dantas, Baía Formosa e Pedro Velho – municípios contemplados pelo Projeto Movidos à Dança, que viabiliza apresentações gratuitas.
A intenção do grupo é oferecer entretenimento, mas também estabelecer laços com as comunidades que visitam. Assim, a turnê representa uma oportunidade para compartilhar a paixão pela dança e celebrar a diversidade cultural potiguar.
A performance conduzirá o público por um processo de descobertas individuais e coletivas, inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar diferentes climas e ameaças. A direção e coreografia são de Anderson Leão e a peça é interpretada pelos bailarinos Rodolpho Santtos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimó.
Um dos fundadores do grupo, Daniel Silva acredita que a arte da dança pode ser um poderoso instrumento de conexão e enriquecimento cultural. Ele revela que o grupo está entusiasmado em compartilhar seu espetáculo.
“Após um primeiro semestre de interação com a comunidade através de oficinas de dança, vamos prestigiar as cidades com uma apresentação artística. Nosso desejo é explorar ainda mais os espaços culturais desses locais, e contribuir com o propósito do Movidos, que é democratizar o acesso aos bens culturais por meio da realização de atividades gratuitas”, destaca.
O espetáculo Nuvem de Pássaros no Projeto Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e o Instituto Neoenergia – por meio do edital Transformando Energia em Cultura através da Lei Câmara Cascudo. A produção é da Mapa Realizações Culturais.
Movidos Dança
Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal, cujo objetivo é promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística.
O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.
Serviço | Espetáculo Nuvem de Pássaros
Pendências/RN
4 de agosto (sexta-feira)
Cesta de Artes Pendências/RN, às 19h
Guamaré/RN
7 de agosto (segunda)
Centro de Convenções , às 14h30
Portalegre/RN
12 de agosto (sábado)
Praça Cel. Vicente do Rêgo Filho, às 18h30
Carnaúba dos Dantas/RN
19 de agosto (sábado)
Praça Caetano Dantas, às 19h
Baía Formosa/RN
25 de agosto (sexta-feira)
Largo Acelino Gomes da Cruz, às 19h
Pedro Velho/RN
2 de setembro (sábado)
O Brasileirão, às 20h