Natal sediará a última etapa de escuta presencial do Plano Plurianual (PPA) RN Participativo na UERN. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (7), das 15h às 18h. Ao todo, já foram percorridos nove territórios no Estado.
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento do poder executivo, com duração de quatro anos, que estabelece diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para a administração pública.
Estruturado em programas que visam fornecer bens e serviços à população, o PPA reflete a participação aberta da sociedade civil na sua elaboração, por meio da plataforma RN Participativo, específica para o Estado, e do Brasil Participativo, que abrange o âmbito federal.
Thales Dantas, coordenador do Gabinete Civil que está acompanhando o PPA Participativo, apontou a participação massiva dos potiguares nas discussões.
“Com uma participação de quase 5 mil pessoas durante esse processo, seja no lançamento, territoriais, setoriais e plataforma virtual, o RN Participativo mostra que a efetivação da democracia começa quando abrimos espaços de diálogo entre o Governo do Estado e a população”, afirmou.
Ele ainda destacou que o PPA Participativo no RN abriu espaço para setores oprimidos.
“Foi lindo e muito simbólico visualizar nas Plenárias territoriais diversos segmentos que sempre foram invisíveis e que hoje tem voz e podem falar o que querem, como as pessoas com deficiência, LGBTI+, mulheres, povos indígenas, ciganos, de terreiro, quilombolas, negras/os, juventude, pessoas idosas, população em situação de rua, refugiados, apátridas e migrantes, entre outros”, disse.
Segundo o governo estadual, essa abertura de participação é fundamental para garantir que as decisões governamentais retratem as necessidades e desejos da sociedade.
“A escuta presencial do RN Participativo é um passo concreto na busca pelo fortalecimento da democracia, valorizando e reconhecendo a voz de todos os cidadãos”, definiu o Executivo potiguar.
As plenárias realizadas até o momento contaram com a presença de diferentes públicos, compostos por organizações da sociedade civil, sindicatos, ONGs, movimentos sociais e autoridades locais.
Além de Natal, o território Terras Potiguaras abrange os municípios de Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. A expectativa é de que nesse encontro as demandas e aspirações dessas localidades sejam amplamente discutidas, contribuindo para a construção de um plano plurianual que atenda de forma precisa e abrangente às necessidades de cada região.
SERVIÇO:
O quê: Plenária Territorial TERRAS POTIGUARAS – ENCERRAMENTO DO RN PARTICIPATIVO
Onde: Centro Cultural da UERN – Av. João Medeiros Filho – Zona Norte de Natal-RN
Quando: Dia 07 de julho (sexta-feira), das 15h às 18h