PPA Participativo no RN terá última etapa de escuta presencial em Natal
Natal, RN 18 de jun 2024

PPA Participativo no RN terá última etapa de escuta presencial em Natal

4 de julho de 2023
3min
PPA Participativo no RN terá última etapa de escuta presencial em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natal sediará a última etapa de escuta presencial do Plano Plurianual (PPA) RN Participativo na UERN. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (7), das 15h às 18h. Ao todo, já foram percorridos nove territórios no Estado.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento do poder executivo, com duração de quatro anos, que estabelece diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para a administração pública. 

Estruturado em programas que visam fornecer bens e serviços à população, o PPA reflete a participação aberta da sociedade civil na sua elaboração, por meio da plataforma RN Participativo, específica para o Estado, e do Brasil Participativo, que abrange o âmbito federal. 

Thales Dantas, coordenador do Gabinete Civil que está acompanhando o PPA Participativo, apontou a participação massiva dos potiguares nas discussões.

“Com uma participação de quase 5 mil pessoas durante esse processo, seja no lançamento, territoriais, setoriais e plataforma virtual, o RN Participativo mostra que a efetivação da democracia começa quando abrimos espaços de diálogo entre o Governo do Estado e a população”, afirmou.

Ele ainda destacou que o PPA Participativo no RN abriu espaço para setores oprimidos.

“Foi lindo e muito simbólico visualizar nas Plenárias territoriais diversos segmentos que sempre foram invisíveis e que hoje tem voz e podem falar o que querem, como as pessoas com deficiência, LGBTI+, mulheres, povos indígenas, ciganos, de terreiro, quilombolas, negras/os, juventude, pessoas idosas, população em situação de rua, refugiados, apátridas e migrantes, entre outros”, disse.

Segundo o governo estadual, essa abertura de participação é fundamental para garantir que as decisões governamentais retratem as necessidades e desejos da sociedade.

“A escuta presencial do RN Participativo é um passo concreto na busca pelo fortalecimento da democracia, valorizando e reconhecendo a voz de todos os cidadãos”, definiu o Executivo potiguar. 

As plenárias realizadas até o momento contaram com a presença de diferentes públicos, compostos por organizações da sociedade civil, sindicatos, ONGs, movimentos sociais e autoridades locais. 

Além de Natal, o território Terras Potiguaras abrange os municípios de Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. A expectativa é de que nesse encontro as demandas e aspirações dessas localidades sejam amplamente discutidas, contribuindo para a construção de um plano plurianual que atenda de forma precisa e abrangente às necessidades de cada região.

SERVIÇO:

O quê: Plenária Territorial TERRAS POTIGUARAS - ENCERRAMENTO DO RN PARTICIPATIVO

Onde: Centro Cultural da UERN - Av. João Medeiros Filho - Zona Norte de Natal-RN

Quando: Dia 07 de julho (sexta-feira), das 15h às 18h

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.