A potiguar Victoria Barros, de apenas 13 anos, venceu a sul-coreana Yesung Choo por dois sets a zero, com parciais de 7/5 e 6/2, neste domingo (16). Com o resultado, Victoria se tornou bicampeã do Open Stade Français, em Roland Garros, na França. O torneio é válido pelo Tennis Europe, com atletas de até 14 anos.
Relembre
A natalense Victoria Barros é uma promessa no esporte. Ela venceu 24 das 25 últimas disputas. Já dentre as últimas cinco decisões que disputou, a potiguar levou quatro troféus para casa: venceu três torneios seguidos no Chipre, sendo dois na cidade de Limassol e um em Larnaca, em junho, dando um salto no ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).
Antes de Roland Garros, a atleta também havia conquistado o torneio do J100 de Verbier, na Suíça, considerado o maior torneio para jovens de até 14 anos. Com esses resultados, Victoria saiu da posição 1.050 entre as melhores mulheres tenistas jovens do mundo para a posição 418.
O primeiro troféu veio no final de maio, no torneio J30 de Limassol, quando a jovem derrotou na final a alemã Gwendolyn Fedel e acumulou seus primeiros 30 pontos no ranking da ITF. Já em 3 de junho, ela conquistou o segundo título consecutivo novamente no Chipre ao superar a chinesa Minxu Zhou. A terceira conquista veio em 10 de junho, quando levantou o caneco em Larnaca, no Chipre, quando Barros derrotou na final a tcheca Vanessa Dobiasova, 700ª do mundo.
Em 2022, a potiguar foi premiada pela Tennis Europe como a melhor juvenil estrangeira do ano.
Victoria nasceu em 2009 em Natal e, durante a infância, se mudou para treinar em São Paulo. Foi ali o início dos destaques nos cenário nacional, sul-americano e mundial.
Em 2022, com 12 anos, ela conquistou quatro torneios na categoria 14 anos, com destaque para uma competição disputada no complexo de Roland Garros.
Em 1º de janeiro deste ano, a adolescente deixou o Brasil para treinar na academia de Patrick Mouratoglou, em Nice, na França. Mouratoglou foi o treinador de Serena Williams, considerada uma das melhores atletas de todos os tempos e, hoje, é o técnico da romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo.
Atualizada às 10h49