Aula na livraria: Cooperativa Cultural e Adurn-Sindicato lançam projeto para ocupar bibliotecas e livrarias da Grande Natal
Natal, RN 17 de jul 2024

Aula na livraria: Cooperativa Cultural e Adurn-Sindicato lançam projeto para ocupar bibliotecas e livrarias da Grande Natal

2 de agosto de 2023
3min
Aula na livraria: Cooperativa Cultural e Adurn-Sindicato lançam projeto para ocupar bibliotecas e livrarias da Grande Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por: Andryer Mendes

Natal e região receberão, a partir do mês de agosto, o projeto "Aula na Livraria", uma nova iniciativa desenvolvida pela Livraria Cooperativa Cultural em parceria com o ADURN Sindicato. O objetivo é oferecer à comunidade potiguar a oportunidade de participar de aulas ministradas por autores e especialistas em diversas áreas, promovendo uma nova forma de troca de conhecimento e fortalecendo o cenário cultural do estado. Tudo isso acontecerá no ambiente acolhedor da própria Cooperativa e de bibliotecas da Grande Natal.

O projeto prevê encontros gratuitos, abertos à comunidade em geral. A primeira aula já tem data marcada: ocorrerá sexta-feira (4), de 8h às 12h e das 14h às 18h, no mini auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, localizada no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa ocasião, os participantes terão a oportunidade de assistir a aula ministrada pelo pesquisador, historiador, educador e autor Luciano Capistrano sobre o Patrimônio Imaterial e Material de Natal.

Capistrano conduzirá as sessões  com aulas sobre o uso do patrimônio cultural na sala de aula e nas ruas da cidade de Natal. Com o público-alvo sendo professores e professoras de geografia e história da rede municipal de ensino de Natal, o historiador espera proporcionar em suas palavras "[...] um belo passeio, visitando o Patrimônio Imaterial e Material da cidade de Natal."

Apesar do foco nos educadores, a aula é aberta a toda a comunidade.

Ao unir educação e cultura em um único lugar, a "Aula na Livraria" cria um ambiente propício para o diálogo intelectual e a troca de ideias entre os participantes. Essa abordagem inclusiva permite que pessoas de todas as idades e origens tenham acesso a discussões de qualidade, incentivando a busca pelo conhecimento e a valorização do aprendizado.

A iniciativa também fortalece a comunidade local ao criar espaços de encontro e interação entre pessoas com interesses similares. De acordo com o presidente da Cooperativa Cultural José Correia Torres, "ao abrir as portas de livrarias e bibliotecas parceiras para essas aulas, a Cooperativa Cultural demonstra seu compromisso com a promoção da cultura e da educação, tornando-se um agente de transformação social", disse.

O projeto "Aula na Livraria" vai oferecer, na visão dele, uma experiência única e enriquecedora que une livros, autores, professores e a comunidade na busca do conhecimento e da valorização da cultura.

Serviço:

O quê: "Aula na livraria: um convite para passear por entre o Patrimônio Imaterial e Material de Natal" com o pesquisador, educador e autor Luciano Capistrano.
Quando: Dia 4 de Agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Onde: Mini auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.