A deputada Divaneide Basílio (PT) protocolou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para criar a Fototeca do Rio Grande do Norte, espaço no qual seriam realizadas exposições, palestras, workshops e atividades educativas que promovam o entendimento e a valorização da história potiguar através de imagens.
A partir da aprovação do PL, serão catalogados acervos de fotógrafas e fotógrafos potiguares, de forma física e virtual. Também serão organizadas exposições focadas no resgate de fotógrafos e fotógrafas pioneiros, emergentes e atuantes nos diversos municípios do Estado, além de permitir a acessibilidade ao acervo, através das exposições da pesquisa, para uso e produção de bens culturais.
O projeto não detalha o espaço físico onde ficaria instalada a Fototeca Potiguar, mas sugere a celebração de convênios com órgãos públicos federais, municipais e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos para viabilizar a ideia.

Com a proposta, a parlamentar entende que a imagem fotográfica precisa ser reconhecida como documento patrimonial, essencial na produção de conhecimentos, preservação histórica e construção da memória e da identidade cultural potiguar.
“A conservação e divulgação da história do RN, através de fotografias originais, identificadas com o traço cultural do Estado, contribuem para a valorização da memória, da história do desenvolvimento do estudo, da educação, da cultura e lazer e da identidade cultural e histórica do estado e da região Nordeste”, destacou a deputada Divaneide Basílio.
Participação popular
A ideia, segundo o PL, é incentivar a participação ativa da comunidade e sugere oportunidades para parcerias com instituições educacionais, culturais e científicas, tanto em âmbito estadual quanto nacional.