Natal recebe residência artística com criadores de Burkina, Espanha e Brasil
Natal, RN 18 de jun 2024

Natal recebe residência artística com criadores de Burkina, Espanha e Brasil

11 de agosto de 2023
6min
Natal recebe residência artística com criadores de Burkina, Espanha e Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natal recebe uma série de ações da residência artística internacional “Dunas – Territórios de criação colaborativa” durante duas semanas, de 14 a 26 de agosto. O principal palco desse encontro inédito, entre criadores de Burkina Faso, Espanha e Brasil, será o Parque das Dunas.

A residência vai oferecer oportunidades de interação entre os artistas convidados e o público, explorando as áreas interligadas de arte contemporânea, música, natureza e saberes tradicionais. Palestras, oficinas, rodas de conversa, mostra de vídeos, além da experiência de criação conjunta por meio da residência artística estão programadas.

De Burkina Faso, país da África Ocidental, participa o ator e promotor cultural François Moïse Bamba, fazendo uma ponte cultural e artística criada pelo contador de histórias. Ele estará acompanhado da artista multidisciplinar, cantora e compositora Laura Tamiana, paulistana radicada em Recife. Os dois, que já trabalham em parceria desde 2017, participarão da residência como artistas convidados e estarão juntos também de Konomba Traoré, reconhecido como tesouro vivo pela arte do balafon, músico multi-instrumentista e luthier, uma personalidade de referência nas tradições de Burkina Faso.

Completam o encontro artístico, Josep Cerdá, artista sonoro e diretor de mestrado de Arte Sonora, da Universidade de Barcelona, na Espanha; o pernambucano Helder Vasconcelos, músico, ator, dançarino e um dos formadores do grupo musical Mestre Ambrósio; e do Rio Grande do Norte, Maurício Panella, escultor, artista multimídia e antropólogo.

A curadoria do grupo ficou a cargo de Maurício Panella e María Eugenia Salcedo, pesquisadora da área de museus, arte contemporânea e cultura.

Durante os 15 dias da residência Dunas, os artistas convidados irão criar no Parque das Dunas experimentos sonoros inspirados em instrumentos tradicionais, de várias regiões do mundo, que utilizam madeira como matéria prima.

A residência artística “Dunas – Territórios de criação colaborativa” é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Ticket Log e Edenred Brasil. Conta com apoio do Governo do RN, Idema, Parque das Dunas, Fundação José Augusto, Ba-kô Burkina Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Ágora, Departamento de Artes da UFRN (Deart), Departamento de Comunicação da UFRN (Decom) e Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex). A produção é do programa museal Jornada no Bosque e do Instituto e Estúdio Casadágua.

Palestras e oficinas

Com inscrições abertas, as oficinas são “Arte Sonora: Construção de cabeças binaurais”, por Josep Cerdá (ES); “Balafon e a tradição oral de Burkina Faso”, ministrada por Konomba Traoré e François Moïse Bamba (BF); “Pulso-presença”, que será ministrada por Helder Vasconcelos (BR), e “Fluxos criativos – a natureza das nossas criações”, com Laura Tamiana (BR).

Também estão previstas na programação, palestras e rodas de conversa sobre arte sonora; arte e paisagem; tradições em diálogo e diversidade cultural, que acontecem no auditório do Instituto Ágora, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Apresentações culturais com cortejos pelo Parque das Dunas irão celebrar os 20 anos de criação da escultura Casa Mãe Terra, com a participação no dia 19 de agosto da Nação Zamberacatu e dia 26 com Helder Vasconcelos. Completam a programação, dois momentos de contação de história e música, reunindo Konomba Traoré, François Moïse Bamba e Laura Tamiana (Ba-kô Burkina Brasil).

O evento vai contar ainda com uma mostra audiovisual com filmes da primeira rede de cineastas mulheres indígenas do Brasil, projeto coordenado pelo Instituto Catitu. A diretora do Instituto, Mari Corrêa, participa de um bate-papo com o público. Também será realizado um dia de mostra com produções potiguares.

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar das oficinas, que têm vagas limitadas, é preciso realizar inscrição através do site www.ajornada.org. Com participação livre, as palestras e rodas de conversas acontecem em parceria com os departamentos dos cursos de letras, artes visuais e comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para incentivar o acesso e participação de jovens nas atividades artísticas da residência, serão oferecidas bolsas de estudo para alunos do projeto Ilha de Música, que atende crianças e adolescentes da comunidade África, na Redinha, em Natal.

Serviço

Residência artística “Dunas – Territórios de criação colaborativa”

De 14 a 26 de agosto

Inscrições e programação completa disponível em www.ajornada.org ou @jornadanobosque.

Programação completa:

OFICINAS

15 a 18.08 | 9h30 | Parque das Dunas

Arte Sonora: Construção de cabeças binaurais por Josep Cerdá (ES)

15 a 18.08 | 14h30 | Parque das Dunas

Balafon e a tradição oral de Burkina Faso, por Konomba Traoré e François Moïse Bamba (BF), com a tradução de Laura Tamiana (BR)

21 a 23.08 | 9h30 | Parque das Dunas

Oficina Pulso-presença, por Helder Vasconcelos (BR)

21 e 22.08 | 14h30 | Parque das Dunas

Fluxos criativos – a natureza das nossas criações com Laura Tamiana (BR)

(Inscrições gratuitas em ajornada.org)

PALESTRAS

14.08 | 18h | Auditório do Instituto Ágora (UFRN)

Arte Sonora com Josep Cerdá (ES)

22.08 | 18h | Auditório do Instituto Ágora (UFRN)

Arte e Paisagem com Maurício Panella (BR) e María Eugenia Salcedo (BR)

RODAS DE CONVERSA

24.08 | 11h30 | Auditório do Instituto Ágora (UFRN)

Pontes culturais e tradições: Diálogos intercontinentais com Konomba Traoré (BF), François Moïse Bamba (BF) e Laura Tamiana (BR) (Ba-kô Burkina Brasil) e Fabrice Taio (BJ)

25.08 | 16h30 | Auditório do Instituto Ágora (UFRN)

Encontros artísticos, diversidade e acessibilidade cultural com representantes da Secretaria Estadual de Cultura e artistas de Natal

MOSTRA AUDIOVISUAL

23 a 25.08 | 18h | Auditório do Instituto Ágora (UFRN)

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

19.08 | 14h30 | Parque das Dunas

Cortejo 20 anos Casa Mãe Terra com Nação Zamberacatu (BR)

19.08 | 16h | Anfiteatro Pau Brasil – Parque das Dunas

Contos e lendas do Burkina Faso

Com François Moïse Bamba e a tradução em cena de Laura Tamiana

Convidado especial: Konomba Traoré (Ba-kô Burkina Brasil)

26.08 | 14h30 | Parque das Dunas

Cortejo 20 anos Casa Mãe Terra com Helder Vasconcelos (BR)

26.08 | 9h às 17h30 | Parque das Dunas

Ateliê aberto da residência Dunas

26.08 | 16h | Anfiteatro Pau Brasil – Parque das Dunas

Burkina Brasil – um encontro em música e conto

Com Konomba Traoré, François Moïse Bamba, Laura Tamiana (Ba-kô Burkina Brasil) e artistas convidados

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.