Procon RN notifica 123milhas e questiona como será feita devolução de valores pagos pelo consumidor
Natal, RN 14 de jul 2024

Procon RN notifica 123milhas e questiona como será feita devolução de valores pagos pelo consumidor

23 de agosto de 2023
3min
Procon RN notifica 123milhas e questiona como será feita devolução de valores pagos pelo consumidor

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com a suspensão dos pacotes e passagens promocionais vendidos pela 123milhas, que seriam utilizados entre os meses de setembro e dezembro de 2023, o Procon do Rio Grande do Norte notificou a empresa nesta quarta (23), que é de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e está registrada como 123 Viagens e Turismo Ltda.

O Procon RN questiona o motivo para a mudança das regras e consequente suspensão dos pacotes vendidos pela 123milhas, também pergunta como a empresa se preparou para a situação, como está informando os clientes sobre a suspensão e quais são as medidas adotadas para minimizar ou compensar, até mesmo com ressarcimento, os consumidores.

A companhia afirmou que está devolvendo os valores pagos pelos consumidores através de “vouchers”, com correção de 150% de CDI (Certificado de Depósito Interbancário), título de curto prazo emitido pelos bancos e que é usado como referência para rendimentos de investimentos de renda fixa. Porém, a 123milhas não informou se também fará a devolução dos valores pagos em dinheiro.

Por enquanto, não há dados sobre o número de pacotes cancelados comprados por potiguares na 123milhas. O anúncio da suspensão de viagens já contratadas pela linha “Promo” foi feito pela empresa na última sexta (18).

Já nessa próxima sexta (25), segundo o Procon RN, a Secretaria Nacional do Consumidor realizará uma reunião virtual coletiva com todas as unidades do Procon do país para alinhar os questionamentos que serão feitos à empresa 123milhas.

Como resgatar

Banner no site da 123 Milhas
Banner no site da 123 Milhas

Em seu site, a empresa colocou um banner para que o consumidor resgate o valor pago através de "voucher" e tire dúvidas. Entre as perguntas mais frequentes, a 123milhas afirma que a pessoa que recebeu a passagem, localizador ou e-ticket, tem a viagem confirmada.

Já os pedidos da linha PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis), com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, não serão emitidos. Nesse caso, os valores pagos pelos clientes será devolvido integralmente, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.

A companhia ainda explica que os vouchers foram divididos em mais de uma unidade para possibilitar ao cliente diferentes tipos de compra, o que permitiria maior flexibilidade do que com um só voucher no valor total. Como exemplo a empresa disse que a divisão permite a realização de um pedido separado para cada passageiro, de um pedido com o trecho da ida e outro pedido com o trecho da volta e pedido para hotel separado do pedido de passagem aérea.

Os vouchers da linha PROMO poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da solicitação e devem ser entregues ao consumidor em até 5 dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.

Para solicitar o voucher, CLIQUE AQUI.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.