PT faz plenárias em Natal para construir programa da pré-candidatura de Natália e quer reforçar nome de Lula
Natal, RN 27 de mai 2024

PT faz plenárias em Natal para construir programa da pré-candidatura de Natália e quer reforçar nome de Lula

24 de agosto de 2023
3min
PT faz plenárias em Natal para construir programa da pré-candidatura de Natália e quer reforçar nome de Lula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Anunciada em fevereiro como pré-candidata do PT à Prefeitura de Natal, a deputada federal Natália Bonavides e o diretório municipal da sigla já se movimentam com vistas às eleições de 2024. 

Desde julho, o partido iniciou o projeto “PT Pensa Natal” com plenárias nos bairros. É um esboço para a formação do programa político do ano que vem. O primeiro encontro discutiu sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas), na sede do partido em Lagoa Nova, zona Sul da capital. O segundo foi no bairro de Mãe Luiza, para acolher as demandas da zona Leste.

Uma das pessoas à frente da pré-candidatura é a presidenta do PT em Natal, a deputada estadual Divaneide Basílio. Ela diz que a postulação da colega parlamentar já foi apresentada às duas legendas que compõem uma federação com os petistas, PV e PCdoB.

“Já apresentamos aos dois partidos e a gente percebe, seja pelas pesquisas que estão saindo, seja porque o nome de Natália já estava circulando, que já era algo muito natural [a pré-candidatura].”

Questionada sobre como vai se dar a política de alianças, Basílio explica que as discussões serão feitas dentro da federação. Nacionalmente, o PT instituiu um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) sobre o pleito municipal do ano que vem. 

Divaneide comanda PT em Natal | (Foto: Vlademir Alexandre)

O grupo, coordenado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), tem como uma das diretrizes definir a estratégia de olho na reeleição de Lula em 2026. Para os dirigentes petistas, as eleições de 2024 já estarão de olho na próxima votação presidencial. A tática deve passar por priorizar alianças com partidos que atualmente compõem a base do governo e fortalecer o projeto de reeleição nacional.

“Todo o debate que acontecer sobre alianças vai passar por esse diálogo com a federação. Nós estamos fazendo esse movimento interno do PT em Natal apresentando o nome de Natália, iniciando alguns diálogos, mas todos eles a partir desse lugar que nós estamos federados e vamos aguardar também quais serão essas orientações nacionais”, explica Divaneide.

“Para nós as instâncias partidárias têm um papel fundamental e decisório no processo, mas em Natal nós estamos fazendo isso tudo muito alinhado com nossa pré-candidata. O partido está bastante unido”, define.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.