RN é o 6º do país com maior nº de finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil; das 20 equipes, 17 são do IFRN
Natal, RN 22 de abr 2024

RN é o 6º do país com maior nº de finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil; das 20 equipes, 17 são do IFRN

15 de agosto de 2023
4min
RN é o 6º do país com maior nº de finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil; das 20 equipes, 17 são do IFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte é o 6º estado do país com maior número de delegações na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 26 e 27 deste mês, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo.

O Ceará lidera o ranking e é o estado com maior número de equipes: 103 no total, seguido pela Bahia (32), Minas Gerais (32) e Pernambuco (32), que possuem o mesmo número de equipes. Na sequência vem São Paulo, com 28 equipes classificadas, e Rio Grande do Norte, com 20.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é responsável pela maior parte da delegação do Rio Grande do Norte. Das 20 equipes potiguares finalistas, 17 são formadas por estudantes do IFRN dos campi localizados em Apodi, Lajes, Mossoró, Natal-Central e Pau dos Ferros.

É uma construção de conhecimentos que vão sempre se entrelaçando e se mostrando cada vez mais importantes para chegar à final. Para a gente, o processo foi e é encantador, pois a Olimpíada realmente nos instigou durante todos os meses de participação e nos proporcionou a formação de amizades nessa trajetória”, analisa a estudante Luma Câmara, que integra a delegação potiguar.

Dentre as 17 equipes do IFRN que chegaram à final, nove são do Campus Pau dos Ferros, cujos grupos são coordenados pelos professores Lucas Chnaiderman e Gabriel Oliveira.

A proposta da Olimpíada Nacional em História do Brasil tem dado tão certo que o número de inscritos vem crescendo a cada ano.

Este ano, no campus Apodi, tivemos recorde de equipes inscritas e conseguimos construir um trabalho contínuo. As meninas que chegaram até a final estão representando todas as equipes que iniciaram nesse processo. Estamos muito felizes por mais uma vez estarmos na final”, ressalta Sarah Campelo, que coordena o grupo.

Eu quero parabenizar a todos os estudantes e professores de História que, com compromisso, têm feito com que nossa instituição continue sendo destaque, não apenas regional, mas em um cenário nacional”, comemora o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Ao todo, 340 equipes de todo o Brasil foram convocadas para a final. A Olimpíada, que está em sua 15ª edição, teve um número recorde de inscritos, num total de 30,5 mil grupos.

Como é a Olimpíada?

As equipes são formadas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio de escolas públicas e particulares.

A ONHB possui seis fases online, que foram realizadas entre maio e junho. Cada etapa da Olimpíada tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo das questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.

Confira o nome das equipes do RN na final:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.