A 2ª edição do Curso de Extensão “Impactos da Contrarreforma do Ensino Médio na Educação Profissional e Tecnológica” será realizada de 31 de agosto a 7 de dezembro deste ano, de modo virtual. As aulas são oferecidas pelo campus Araquari-SC do Instituto Federal Catarinense (IFC) e transmitidas pelo YouTube.
Pessoas de todo o Brasil podem participar e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Norte (Sinasefe RN) orienta que os potiguares se cadastrem no curso.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto, pelo site do IFC. Existe um tutorial para a inscrição.
Essa atividade de extensão se articula à pesquisa “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado”, vinculada ao Programa Pró-Humanidades do CNPq (registrado com o número 409958/2022-0). Será fornecida certificação oficial de participação.
Proposta
O Curso de Extensão propõe um espaço de diálogos e reflexões sobre os impactos da Contrarreforma do Ensino Médio na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, especificamente os relacionados ao fortalecimento do ensino público, profissional e técnico articulado na forma integrada ao ensino médio, nos Institutos Federais.
Espera-se que a dinâmica favoreça a troca de ideias sobre a Contrarreforma do Ensino Médio na Educação Profissional e Tecnológica e também o desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo dos participantes.
Público-alvo
– Docentes, técnico-administrativos e trabalhadores de escolas de Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica;
– pesquisadores e estudantes de pós-graduação com interesse na Contrarreforma do Ensino Médio e na Educação Profissional e Tecnológica;
– estudantes de licenciatura.