Agenda de Lula no RN será rápida e presidente volta a Brasília em seguida; veja detalhes
Natal, RN 23 de abr 2024

Agenda de Lula no RN será rápida e presidente volta a Brasília em seguida; veja detalhes

1 de setembro de 2023
3min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Rio Grande do Norte na tarde desta sexta-feira (1) e terá uma agenda rápida. Ele vai participar da vistoria da obra do Ramal do Apodi, uma das estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O local será no município de Luís Gomes, a 442 km da capital Natal. O evento inicia às 14h30 no canteiro administrativo ALYA, no quilômetro 195 da BR 405, ao lado do posto Rodrigão.

Quando concluído, em 2025, o ramal vai beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Junto a Lula, também estará o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Com a ida ao Rio Grande do Norte, o presidente retoma a agenda de visitas de acompanhamento das obras do PISF, iniciadas no seu segundo mandato, em 2007. O PISF tem, hoje, 98,9% de execução e é um dos marcos e prioridades dos governos do presidente. Ao ser concluído, o programa vai levar água a 12 milhões de pessoas que vivem em 390 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Ramal do Apodi teve sua obra iniciada há dois anos. Hoje, 27% de sua execução já foi concluída. A previsão é que o empreendimento se estenda por 52 meses, a contar do seu início, e a visita desta sexta marca justamente a metade do tempo estimado para sua conclusão. 

No município de Major Sales, o ramal receberá um túnel de 6,3 quilômetros de extensão, ligando a Paraíba ao Rio Grande do Norte, único estado ainda não atendido diretamente pela infraestrutura física do PISF.

PAC

A obra a ser visitada pelo presidente e pelo ministro integra o Novo PAC – lançado pelo Governo Federal no dia 14 de agosto – no eixo Água Para Todos, com orçamento total de R$ 31 bilhões. O eixo tem quatro subeixos: Abastecimento de Água, Infraestrutura Hídrica, Água Para Quem Mais Precisa e Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Na cerimônia desta sexta, além do presidente Lula e do ministro Waldez, estarão presentes o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Agenda

A agenda do presidente iniciou pela manhã em Fortaleza (CE), na cerimônia comemorativa de 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo. Da capital cearense, ele parte de avião para Juazeiro do Norte e em seguida chega ao RN. Depois, à noite, retorna a Brasília. Esta será a primeira vez que Lula vem ao Estado desde que voltou à Presidência.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.