DEMOCRACIA

Após briga entre vereadores de Natal, parlamentar diz que vai solicitar imagens da TV Câmara

Depois de uma briga que paralisou a sessão da Câmara Municipal de Natal na última quarta-feira (6), o vereador Herberth Sena (PSDB) afirmou que vai solicitar as imagens gravadas pela TV Câmara e entrar com requerimentos na Justiça e na Comissão de Ética da Casa.

A discussão aconteceu entre Sena e Robson Carvalho (UNIÃO). O motivo foi a votação de um projeto que alterava a Lei Orgânica do Município, da qual o parlamentar do PSDB era contra e Carvalho, a favor.

A emenda proposta prevê que um vereador não perde o mandato caso assuma interinamente, como suplente, um outro mandato de deputado, pelo tempo que durar o afastamento ou a licença do titular.

Em declaração publicada nas redes sociais, Sena não citou o nome de Robson Carvalho, mas confirmou a briga.

“Em nenhum momento agredi ou troquei tapas com colega vereador. Infelizmente, por questionar uma votação que a meu ver estava errada dentro do Regimento Interno dessa Casa Legislativa, fui agredido e não posso aceitar ser agredido e desrespeitado por ninguém”, afirmou. 

“Estamos encaminhando um ofício para que a TV Câmara disponibilize as imagens e que possamos aqui entrar com os nossos requerimentos junto aos órgãos de Justiça e da Comissão de Ética dessa Câmara Municipal”, completou.

Já segundo Carvalho, a discussão ocorreu porque, inicialmente, haviam 18 vereadores presentes no plenário, abaixo do quórum mínimo de 20. Depois, mais parlamentares chegaram e o número foi batido. Sena, de acordo com o parlamentar do União Brasil, teria causado tumulto a partir disso.

“Posteriormente, o Vereador Sena tentou tirar uma foto da ata do livro de presença, que contava com 19 assinaturas naquele momento, agindo de má-fé para obter uma prova ilegal. Diante disso, uma nova votação nominal e verificação de quórum foram solicitadas, confirmando a presença de 23 vereadores, com 20 votos a favor do projeto, uma abstenção e dois votos contrários”, disse.

“Ao perceber a tentativa de obtenção de uma prova ilegal, afastei o celular do Vereador Sena e, em seguida, fui empurrado por ele. Em resposta instintiva, reagi ao empurrão. A confusão foi prontamente controlada pelos demais vereadores presentes”, afirmou.

Nas imagens da TV, a câmera está direcionada apenas à Mesa Diretora. Quando um bate-boca começa, do outro lado do plenário, o vereador Klaus Araújo logo suspende a sessão por 10 minutos. O áudio é cortado e é possível ver Robson Carvalho sendo retirado do local por outros colegas.

Depois do desentendimento, a matéria foi votada nominalmente e recebeu 20 votos a favor, 2 contra e uma abstenção, sendo aprovada.

Procurada, a assessoria de Robson Carvalho afirmou que o parlamentar vai descansar com a família no feriado e retorna às atividades a partir da segunda (11). Não recebemos retorno da assessoria de Herberth Sena até a publicação desta matéria.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article