Câmara de Natal lembrará os 10 anos da Revolta do Busão com homenagens a militantes do período
Natal, RN 12 de abr 2024

Câmara de Natal lembrará os 10 anos da Revolta do Busão com homenagens a militantes do período

13 de setembro de 2023
4min
Câmara de Natal lembrará os 10 anos da Revolta do Busão com homenagens a militantes do período

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Câmara Municipal de Natal celebrará nesta quinta-feira (14) uma sessão solene em lembrança aos 10 anos da Revolta do Busão. Serão homenageadas 20 pessoas que participaram dos protestos à época. A cerimônia é uma iniciativa do vereador Robério Paulino (PSOL) e está marcada para as 18h30.

Para o parlamentar, a Revolta marcou a história da luta social na capital potiguar e merece ser comemorada. O vereador estabelece uma diferença entre os protestos que nasceram em Natal e que depois deram origem às manifestações de Junho de 2013 em todo o país.

“A Revolta do Busão foi uma luta muito progressiva contra o aumento da passagem, contra a péssima qualidade do serviço de transporte em Natal e que abriu espaço para uma manifestação multitudinária de diversas outras demandas sociais”, diz. 

“Ela começa contra o aumento dos R$ 0,20, mas a segunda mensagem que vai surgir é que não é só pelos R$ 0,20. Os cartazes nas ruas pediam melhor educação, um salário mínimo maior, falava da saúde pública de melhor qualidade, transporte de qualidade. Ou seja, a Revolta do Busão se transforma em um desaguadouro de inúmeras reivindicações sociais muito progressivas”, defende.

De acordo com o psolista, as manifestações contrárias ao governo Dilma Rousseff (PT) não estavam presentes nesta primeira etapa. Depois, afirma, o movimento nacional foi alvo de uma disputa de narrativa com os setores de direita. 

“Mas não achamos que esse fato de movimentos de direita terem disputado a direção do movimento anule o caráter progressivo das Jornadas de Junho de 2013”, reivindica.

Empresariado ficou com medo, diz Robério

Segundo Robério Paulino, o movimento conquistou o congelamento da passagem por cerca de três anos, mas não conseguiu avançar em outros pontos, como a renovação da frota de ônibus. 

“O empresariado ficou com medo de voltar a elevar a tarifa e teve que congelar por três anos por medo”, aponta.

Eleito vereador nas eleições de 2020, Robério foi o autor do projeto que propunha a criação de uma empresa pública de transporte em Natal. A proposta não avançou para efetivar a criação desta empresa e terminou como uma “recomendação” ao prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

“A correlação de forças dentro da Câmara Municipal é muito desigual. Na oposição só somos cinco e o prefeito tem o apoio de 24 vereadores, e o prefeito está numa relação direta com o Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos). Ele joga junto com o Seturn, não enfrenta, então é difícil”, lamenta.

Segundo o parlamentar, a proposta é possível de ser aplicada.

“O pessoal acha que é uma coisa difícil, utópica. Não é utópica. Várias cidades no Brasil estão construindo empresas públicas de transportes e na Europa todo o transporte é público. No país do capitalismo que é a Inglaterra o metrô é público. A empresa de transporte de Londres é pública”, reitera.

“A construção de uma empresa pública de transporte é uma batalha que eu sigo levando, mas só vai ser criada com muita mobilização”, defende o socialista. 

Homenageados

Serão 20 militantes diferentes que receberão homenagens. Na lista estão antigos nomes do Movimento Passe Livre (MPL), como o cientista social Altanir Morais; um ex-dirigente do PSTU e atual militante da Resistência-PSOL, Juary Chagas; a diretora do Sindicato dos Bancários, Marta Turra; a ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN e médica pediatra aposentada, Sônia Godeiro, e até a manifestante que ficou conhecida como a “mãe” da Revolta do Busão, Walquiria Kozakevic.

Confira todos os nomes:

Altanir Morais do Nascimento

Alvaro Matheus de Andrade Pessoa

Sônia Godeiro

Cláudia Lydiane Siqueira Magalhães do Vale

Sandra Biosketcn

Felipe Gameleira

Guilherme Mendes 

Mateus Freitas

Juary Chagas

Lenny Grilo

Leonardo Sinedino

Luiz Marlyson Beserra de Lima

Marcos Tinoco

Marta Turra

Robério Paulino

Santino Arruda

Saulo Nóbrega

Vanusa Maria

Walquiria Kozakevic

Milenne Barbosa

Saiba mais

“Passe livre já”: por onde andam algumas das lideranças das Jornadas de Junho de 2013 em Natal

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.