Em federação com PSOL, Rede Sustentabilidade tem “conversas avançadas” para apoiar Natália em Natal
Natal, RN 21 de fev 2024

Em federação com PSOL, Rede Sustentabilidade tem “conversas avançadas” para apoiar Natália em Natal

30 de setembro de 2023
4min
Em federação com PSOL, Rede Sustentabilidade tem “conversas avançadas” para apoiar Natália em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Partido que tem como principal figura pública a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a Rede Sustentabilidade tem “conversas avançadas” para apoiar Natália Bonavides (PT) para a Prefeitura de Natal em 2024. É o que garante o porta-voz (cargo equivalente a presidente) estadual da sigla, João Gentil.

“O Rede defende que tenha uma ampla aliança progressista, dos partidos ligados à esquerda. O Rede se coloca como centro-esquerda, e que a gente possa discutir e ver uma candidatura só, porque acreditamos que dividir é ruim nesse momento”, afirmou.

“Acredito que a gente deve chegar e somar em uma candidatura que pode ser do PSOL, pode ser do PT, do PV, do PCdoB, do Rede. Isso aí a gente tem que discutir num debate amplo”, completou.

Questionado sobre a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides, o dirigente afirmou que há “conversas avançadas” com ela.

“Nada de concreto, mas nós estamos avançando muito”, frisou.

Projeto para 2024

A Rede faz parte de uma federação com o PSOL. Por isso, as nominatas têm que ser montadas em conjunto. Em Natal, a federação possui dois vereadores (Eribaldo Medeiros, recém-filiado à Rede, e Robério Paulino pelo PSOL). A prioridade, diz o ambientalista, é a reeleição dos atuais mandatários, mas há a expectativa de que mais uma cadeira possa ser conquistada na Câmara.

“Matematicamente, com a nominata que estamos fazendo e que vai receber representantes de movimentos sociais, acredito que de dois podemos passar para três [vereadores]. Existe uma grande esperança”, pontuou.

Em Currais Novos, em que a Rede possui um vereador, o partido espera dobrar e passar para dois.

Álvaro Dias

João Gentil é ex-secretário de meio ambiente e urbanismo na gestão do ex-prefeito Francisco José Júnior, em Mossoró. Em 2016, foi eleito vereador da capital do Oeste, tendo se licenciado em 2020 para uma curta passagem de dois meses como secretário de esporte e lazer de Natal, sob Álvaro Dias (Republicanos).

Apesar de já ter passado pela Prefeitura, e da Rede ter apoiado o atual prefeito nas eleições de 2020, Gentil descarta apoiar o nome de Dias à Prefeitura nas eleições do ano que vem. O chefe do Executivo não pode se candidatar novamente, já que está atualmente cumprindo a reeleição, mas ensaia o nome que pode lhe suceder.

Para o dirigente ambientalista, a Prefeitura carrega “vários problemas”.

“É uma gestão com vários problemas, principalmente quanto às questões sociais e ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Natal precisa ter mais cuidado com as áreas de preservação permanente, com as áreas de preservação ambiental, e hoje nós não teríamos nenhuma condição de apoiar o prefeito Álvaro”, disse.

“Naquele momento, em 2020, ele colocou no plano de governo várias medidas na defesa do meio ambiente, na defesa dos animais, na defesa da sustentabilidade e não cumpriu. Então nós não temos condições nenhuma hoje de apoiar um candidato ligado a Álvaro”, ressaltou Gentil.

Futuro

Em seu futuro político, João Gentil não descarta uma nova candidatura em Mossoró no próximo ano, a depender da montagem de nominata.

“Nós precisamos montar uma nominata que seja competitiva. É difícil hoje atingir esse coeficiente eleitoral, inclusive com a experiência das últimas eleições em que tivemos vários candidatos que tiraram mais de 80.000 votos para deputado federal e não se elegeram, vários candidatos que tiraram mais de 30, 40, 50 mil votos para deputado estadual e não se elegeram devido às regras eleitorais do coeficiente. Então nós estamos dialogando com o PSOL, porque a nominata passa pelo PSOL também, para que a gente veja a viabilidade desse nome”, comentou.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.