Incra planeja passar por quatro cidades no RN até dezembro para facilitar acesso de assentados a serviços
Natal, RN 23 de mai 2024

Incra planeja passar por quatro cidades no RN até dezembro para facilitar acesso de assentados a serviços

14 de setembro de 2023
2min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de Bento Fernandes, na região Agreste do estado, e de Upanema, na região Oeste, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deve passar por mais quatro municípios do Rio Grande do Norte até o mês de dezembro como parte do projeto “Incra Itinerante”, que tem a proposta de facilitar o acesso das famílias assentadas aos serviços da instituição.

Atualmente, há mais de quatro mil processos parados no Incra do RN. Para viabilizar a ação, estão sendo feitas parcerias com as prefeituras e sindicatos que disponibilizam estrutura para que o Incra leve parte de sua equipe ao campo.

A prioridade serão as localidades com maior concentração de assentamentos. No município de Bento Fernandes, o primeiro a ser contemplado com a ação nos dias 5 e 6 de setembro, foram disponibilizados os serviços de: Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), emissão de Guias de Recolhimento da União (GRU’s), atualização cadastral, além de títulos e informações sobre créditos.

Segundo a atual administração do Incra no RN, que assumiu a pasta este ano, desde o impeachment de Dilma Rousseff os processos de assentamento das famílias estavam paralisados no Rio Grande do Norte.

“Essa é a gestão do desenvolvimento e da responsabilidade, onde reafirma-se o compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras da reforma agrária. O Incra está de portas abertas para acolher as demandas, os anseios e os sonhos do povo do campo, assim como também está em alerta para fiscalizar qualquer ação ilegal cometida por seus beneficiários, que não respeitarem e honrarem com suas responsabilidades para que ela aconteça em sua plenitude”, comenta Lucenilson Ângelo, Superintendente do Incra no RN.

Lucenilson é assentado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, ex-secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) no Estado no primeiro governo Fátima Bezerra, cientista social pela UFRN e técnico em Controle Ambiental pelo IFRN.

Para mais informações: 4006-2170

Atendimento durante o projeto “Incra Itinerante” I Foto: divulgação Incra RN
Atendimento durante o projeto “Incra Itinerante” I Foto: divulgação Incra RN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.