Mulheres da zona Norte de Natal vão poder fazer mamografias e exames preventivos de graça
Natal, RN 26 de fev 2024

Mulheres da zona Norte de Natal vão poder fazer mamografias e exames preventivos de graça

26 de setembro de 2023
3min
Mulheres da zona Norte de Natal vão poder fazer mamografias e exames preventivos de graça

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Unidade Movél Sesc Saúde Mulher será instalada no Partage Norte Shopping, na zona Norte de Natal, para realizar mamografias e exames preventivos gratuitamente em mulheres do dia 2 de outubro até 3 de novembro. Os serviços fazem parte da programação da campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à luta do combate ao câncer de mama. 

Para ter acesso aos exames, é necessário realizar um agendamento prévio por WhatsApp (84) 99165-7689, das 9h às 15h, ou presencialmente no segundo piso do Partage Norte Shopping, ao lado da loja Vivara, das 14 às 20h. Os agendamentos vão de 20 de setembro até 2 de outubro. Além disso, é preciso levar as cópias e os seguintes documentos originais:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os exames preventivos podem ser feitos por mulheres com idades entre 25 e 64 anos, e as mamografias por mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Com mais de 10 anos de atuação, a Unidade Sesc de Saúde Movél já realizou mais de 85 mil exames desde o início da sua atuação. Além de exames, a campanha também faz ações de educação em saúde durante permanência no município. 

Câncer de mama é o que mais mata mulheres no brasil, aponta instituto

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o que causa mais incidentes em mulheres no país, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero é predominante. O câncer de mama tem cura se detectado cedo. Desse modo, o diagnóstico precoce é de extrema importância no tratamento da doença.

Lucinete Alves, 62, moradora do bairro Potengi, na zona Norte de Natal, venceu um câncer de mama recentemente e contou que o diagnóstico precoce é a melhor solução já que através dele é possível ter mais opções para tratar a doença. 

“Eu mesma tive o câncer de mama e acabei sentindo um caroço através do auto exame, então procurei um mastologista na Liga, e através de exames de imagem, como a mamografia, foi onde obtive meu diagnóstico. Fiz sessões de Quimioterapia e Radioterapia, e hoje estou curada! Tudo começou através do meu diagnóstico e do diagnóstico médico através dos exames, que também tem seu papel em todo o tratamento.”, pontuou. 

A aposentada já venceu a fase mais difícil da doença e, agora, só faz acompanhamento de rotina anual, apresentando sempre uma nova mamografia para ver se continua tudo bem. Por fim, dona Lucinete ressalta a importância do diagnóstico precoce e da realização do exame na vida das mulheres. 

Serviço:

  • Agendamento: A partir de 20 de setembro até 2 de outubro.
  • Onde: Presencial no Partage Norte Shopping, das 14h às 20h, ou via Whatsapp (84) 99165-7689, das 9h às 15h.
  • Vagas:
  • 700 mamografias para mulheres com idades entre 50 e 69 anos.
  • 700exames preventivos para o público entre 25 e 64 anos.
  • Documentos: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.



As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.