A sessão do plenário na Câmara dos Vereadores de Natal foi interrompida nesta quarta-feira (6) após os vereadores Herbeth Sena (PSDB) e Robson Carvalho (União Brasil) se desentenderem e trocarem socos.
Os parlamentares bateram boca, se agrediram e foram afastados por outros vereadores presentes. No meio da confusão, o vereador Kláus Araújo precisou suspender a sessão por 10 minutos.
Nas imagens, é possível ver o vereador Herberth Sena exaltado e o parlamentar Robson Carvalho sendo afastado por vereadores.
Segundo a Câmara Municipal de Natal, o desentendimento entre os parlamentares aconteceu após o vereador Herberth Sena não concordar com um processo de votação do projeto de Lei Orgânica Municipal, de proposição da vereadora Nina Souza (PDT).
A emenda proposta para ser acrescentada à Lei Orgânica prevê que não perde o mandato o vereador que assumir, na condição de suplente, cargo ou mandato público eletivo estadual ou federal, pelo tempo que durar o afastamento ou a licença do titular. Ou quem irá assumir, na condição de titular, mediante decisão judicial, enquanto não houver trânsito julgado da ação originária ou o fim da Legislatura. Portanto, é garantido ao vereador o direito de recondução ao seu cargo.
Em nota, a Câmara de Natal disse:
“A Câmara Municipal de Natal reforça o compromisso de manter sempre um ambiente de cordialidade e respeito entre seus vereadores. Reiteramos a nossa missão de servir aos interesses da cidade com responsabilidade e ética, sempre buscando o melhor para os cidadãos que confiam em nós”
Veja o vídeo do momento da confusão: