Ciclo de Vivências para dialogar sobre agroecologia e meio ambiente começa no próximo sábado (7)
Natal, RN 16 de jun 2024

Ciclo de Vivências para dialogar sobre agroecologia e meio ambiente começa no próximo sábado (7)

3 de outubro de 2023
3min
Ciclo de Vivências para dialogar sobre agroecologia e meio ambiente começa no próximo sábado (7)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O cultivo de alimentos saudáveis dentro dos ambientes urbanos é uma pauta crescente, e já é possível perceber que essa prática tem sido cada vez mais desenvolvida e incentivada. Recentemente o Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, através do Decreto Nº 11.700 em 12 de setembro de 2023.

O projeto de mapeamento de experiências agroecológicas em Natal, executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC), contabilizou um total de 130 experiências agroecológicas cadastradas dentro do município de Natal e na região metropolitana.

A iniciativa foi executada a partir de emenda parlamentar destinada pela vereadora Brisa Bracchi (PT), por meio da Secretaria Municipal de de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da Prefeitura do Natal; e contou com apoio do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição da UFRN, com o uso de plataforma crowdsource disponível no site: nutrir.com.vc/mapa.

Os resultados desse projeto serão compartilhados com a população em encontros a serem realizados nas 4 zonas de Natal. O primeiro deles vai acontecer no próximo sábado (7) no Campus Avançado de Natal da UERN, a fim de reunir a população da Zona Norte. No Domingo (8) o evento é destinado à população da Zona Oeste, e acontecerá no Parque da Cidade. No final de semana seguinte serão contempladas a Zona Leste no sábado (14) no Museu Câmara Cascudo e a Zona Sul no domingo (15) na Escola Estadual Desm. Floriano Cavalcanti, mais conhecida como Floca, localizada no bairro de Capim Macio.

O objetivo desses encontros é promover a troca de experiências, fomentar a articulação das iniciativas agroecológicas e divulgar os resultados do mapeamento, que foram sistematizados em um relatório e um minidocumentário que traz à tona a diversidade de atividades e tipologias de experiências espalhadas pela capital. Além das rodas de conversa também haverá atrações musicais no encerramento de cada evento.

SERVIÇO:

Ciclo de Vivências em Agroecologia e Meio Ambiente

07/10 – Zona Norte - UERN ZN (Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 - Potengi)

08/10 – Zona Oeste – Parque da Cidade (Av. Omar O'Grady, nº 8080 - Candelária)

14/10 – Zona Leste – Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca, 1398 - Tirol)

15/10 – Zona Sul – FLOCA Mirassol (Rua das Verbenas - Capim Macio)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.