Com nova direção, PDT deve apoiar Natália à Prefeitura de Natal
Natal, RN 13 de abr 2024

Com nova direção, PDT deve apoiar Natália à Prefeitura de Natal

22 de outubro de 2023
3min
Com nova direção, PDT deve apoiar Natália à Prefeitura de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com uma nova presidente estadual desde julho, quando a ex-deputada estadual Márcia Maia retornou ao partido, o PDT se reestrutura no Rio Grande do Norte de olho nas eleições. Em Natal, a tendência da sigla é apoiar a pré-candidatura de Natália Bonavides à Prefeitura.

A sigla era comandada pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, hoje no PSD e pré-candidato à sucessão de Álvaro Dias.

De acordo com Maia, hoje também no comando da Agência de Fomento do RN (AGN), a afinidade da legenda é com os partidos de centro-esquerda. O PDT faz parte da base de apoio de Lula (PT) em Brasília e de Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte.

“O partido vai conversar inicialmente com a deputada Natália. Claro que o PDT está aberto a dialogar com partidos que tenham essa postura de centro-esquerda, mas a nossa inclinação maior é de ouvir principalmente a Federação composta pelo PT, PCdoB e PV”, afirma a presidente da AGN.

Além da Agência de Fomento, Márcia também é diretora da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), e diz que nos dois cargos tem encontrado abertura com a deputada federal.

“Portanto, nós temos uma simpatia enorme pela sua pré-candidatura”, define.

Encolhimento do PDT

Márcia retornou ao PDT, seu primeiro partido da carreira, em maio. A mudança veio depois que Carlos Eduardo saiu para se filiar ao PSD de Zenaide Maia e Jaime Calado. De olho nas nominatas para 2024, ela diz que a missão agora é de “reconstruir” a legenda, partindo de “quase zero” após um encolhimento.

“Quando alguém assume a liderança para dirigir um partido como o PDT, precisa agregar, estar aberto a fortalecer o partido em todas as regiões. Acredito que o dirigente anterior a mim não teve essa preocupação de dialogar. Ficou um projeto muito individual e ouvi isso inclusive de pessoas que eu já conversei”, conta.

“Meu perfil é completamente diferente. Estou sempre aberta a fazer esse diálogo e estou realmente me esforçando bastante pra gente reconstruir. Não é fácil, principalmente quando você parte praticamente de quase zero, porque ele [PDT] encolheu tanto que é como se você tivesse iniciando o processo de construção de um novo partido, que na verdade é um partido forte e histórico”, aponta.

Álvaro Dias

O PDT já teve o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), nas suas fileiras. Hoje, contudo, Maia vê o prefeito com críticas.

“Pelo que eu já escutei de muitos moradores de Natal, há uma insatisfação em relação a algumas políticas públicas, como na saúde, educação, assistência social e assim por diante”, elenca.

Ela lamenta, por exemplo, o sorteio para as vagas nas creches municipais. 

“É necessário que o gestor municipal se preocupe com o bem-estar das pessoas. Não adianta só ter preocupação em fazer grandes obras. Você tem que oferecer as condições para que as pessoas possam viver bem, que tenham saúde de qualidade, que tenham educação de qualidade, que tenham um transporte público de qualidade”, destaca.

“Então eu vejo muita deficiência em relação a essas políticas públicas. Por isso que o debate é extremamente importante, e principalmente nesse debate tem que estar quem mora na cidade, quem vive na cidade e quem está sendo prejudicado com a ausência desse serviços”, afirma.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.