Confira os novos locais de votação para eleições de Conselheiros Tutelares em 29 de outubro
Natal, RN 17 de jul 2024

Confira os novos locais de votação para eleições de Conselheiros Tutelares em 29 de outubro

21 de outubro de 2023
4min

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta (20) os locais de votação escolhidos pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Município de Natal (Comdica) para as eleições dos novos conselheiros tutelares de Natal, que vão cumprir o mandato que vai de 2024 a 2028.

A votação será realizada no próximo dia 29 de outubro, um domingo, das 08h às 17h. Os locais de votação estão distribuídos nas quatro zonas administrativas da cidade, sendo 13 na Zona Norte; 08 na Zona Sul; 07 na Zona Leste e 13 na Zona Oeste.

Ao todo, serão eleitos 20 novos conselheiros tutelares de Natal, sendo cinco para cada uma das quatro regiões administrativas da cidade.  O mandato de cada conselheiro tem a duração de quatro anos e, nessa eleição, vai de 2024 a 2028. A posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2024.

O cancelamento

As eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em todo o Brasil no dia 1º de outubro, mas foram canceladas em Natal depois que foram constatados diferentes problemas com urnas eletrônicas e locais de votação.

O adiamento atendeu recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que identificou erro na distribuição das urnas eletrônicas, o que ocasionou a não conformidade com o caderno de votação das respectivas áreas. Com isso, o eleitor da seção não aparecia cadastrado na urna na qual deveria votar.

Ainda de acordo com o MP, em vários locais, a votação não havia começado até as 9h50, quando o previsto era que fosse iniciada às 8h.

Essa foi a1ª eleição do Conselho Tutelar com urnas eletrônicas. No RN, os municípios com mais de 20 mil habitantes tiveram o equipamento disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, 21 dos 167 municípios tiveram votação eletrônica, nas demais cidades, o processo foi manual.

Foram disponibilizadas pelo TRE-RN 668 urnas eletrônicas distribuídas nos municípios de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Touros.

CONFIRA OS LOCAIS DE VOTAÇÃO:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.