1
Escolas fechadas e urnas trocadas: os relatos de quem não conseguiu votar para Conselho Tutelar em Natal
1 de outubro de 2023
2min

00:00
00:00
Antes de ter o adiamento anunciado pela Prefeitura de Natal, as eleições para Conselho Tutelar na capital potiguar acumularam uma série de problemas em diferentes regiões e escolas da cidade. Isso porque diversas urnas foram trocadas, e os eleitores estavam impedidos de exercer o voto.
“O pessoal está indo votar e não está conseguindo porque dizem que as urnas foram trocadas. O grave é porque não é uma coisa isolada só em um bairro, são em vários. A gente tem informação do bairro Nordeste, das Quintas, Felipe Camarão e outros”, disse Francisco Carlos Ferreira, esposo de uma candidata, antes de saber do cancelamento do pleito.
Outros relatos se multiplicaram.
“Fui votar às 10h50 e a votação não tinha começado”, disse um usuário no perfil da agência Saiba Mais no X (antigo Twitter).
No Instagram, mais leitores da agência comentaram as dificuldades. Na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Petrópolis, zona Leste, a votação não havia iniciado até o anúncio do cancelamento, assim como na Escola Municipal São José, na Vila de Ponta Negra, na zona Sul. O problema também foi sentido no Conjunto Jiqui, segundo outra usuária. Já na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Lagoa Nova, zona sul, vários livros de assinatura não tinham chegado mesmo após duas horas do início oficial do pleito, marcado para às 8h.
Adiamento
As eleições para o Conselho Tutelar em Natal foram reagendadas para 29 de outubro. Segundo o Ministério Público, houve um erro na distribuição das urnas eletrônicas ao não ser observada a numeração de cada urna de acordo com o local de votação, o que ocasionou a não conformidade do caderno de votação com a urna eletrônica. Assim, o eleitor daquela seção não apareceu cadastrado na urna em que deveria votar.
Esta é a primeira eleição do Conselho Tutelar com urnas eletrônicas. Natal, ao lado de outros 20 municípios do Rio Grande do Norte com mais de 20 mil habitantes, têm o equipamento à disposição. Nas demais cidades, o processo é manual.