1
Ex-coordenador da campanha de Bolsonaro, prefeito de Natal se rende a Lula em discurso
17 de outubro de 2023
3min

00:00
00:00
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), se rendeu ao presidente Lula (PT) durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) em Natal, nesta segunda-feira (16). É uma mudança de rota na postura do prefeito, que foi eleitor de Jair Bolsonaro (PL) e coordenou a campanha do ex-presidente da capital.
A solenidade na Escola de Governo reuniu uma série de autoridades, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Rui Filho, além da governadora Fátima Bezerra (PT) e outros. Em seu discurso, Dias exaltou a trajetória de Lula e os governos do PT.
“O Brasil teve um presidente da república nordestino, com sensibilidade, que passou por todos esses momentos difíceis, que sofreu, que sentiu na pele as dificuldades do povo nordestino”, disse.
“Criou e ampliou o programa das bolsas para promover a maior distribuição de renda da história do Brasil, que foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que por isso merece o nosso respeito e a gratidão do povo nordestino”, afirmou o prefeito de Natal.
Álvaro Dias ainda lembrou que o seu partido, Republicanos, faz parte da base de apoio do governo federal e “está com as mãos estendidas para participar desse projeto da construção e da mudança aqui no nosso país.”
Ex-coordenador da campanha de Bolsonaro
A nova postura do prefeito se difere da adotada por ele em 2022, durante a campanha eleitoral. Álvaro Dias foi o responsável pela coordenação da campanha de Bolsonaro em Natal e se empenhou em eleger os nomes da agenda bolsonarista.
Dias apoiou ainda Rogério Marinho (PL) para senador e Fábio Dantas (Solidariedade) para governador. Posteriormente, já neste ano, rompeu com o senador eleito.
Durante as eleições, como mostrou a agência SAIBA MAIS, o prefeito chegou a organizar um encontro fechado com empresários em que estava na pauta o apoio à reeleição de Bolsonaro e estratégias de como aumentar os votos do presidente na capital potiguar.
A estrutura do Executivo também foi utilizada para tentar beneficiar o ex-presidente. Numa escola municipal da Zona Norte, a Prefeitura fez uma entrega de kits para famílias afetadas pela chuva, e uma servidora informou que as doações vieram graças ao presidente.
Apesar dos esforços, Bolsonaro não saiu vitorioso nem em Natal e nem no Rio Grande do Norte. No Estado, teve êxito apenas em Parnamirim; nos outros 166 municípios, a vitória foi de Lula.