Henrique garante: partidos de Rafael Motta e Álvaro Dias serão aliados em 2024
Natal, RN 25 de jun 2024

Henrique garante: partidos de Rafael Motta e Álvaro Dias serão aliados em 2024

18 de outubro de 2023
4min
Henrique garante: partidos de Rafael Motta e Álvaro Dias serão aliados em 2024

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-deputado Henrique Eduardo Alves garantiu que o PSB de Rafael Motta e o Republicanos do prefeito de Natal, Álvaro Dias, vão caminhar juntos nas eleições para Prefeitura da capital em 2024. 

A informação foi dada em entrevista ao podcast Tirando a Limpo, de Rubens Lemos. Segundo Henrique, já há um acordo nacional entre as duas siglas.

“Recentemente, houve entendimento entre o PR [sic] do prefeito Álvaro Dias. O deputado Marcos Pereira, que é o vice-presidente da Câmara, com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Os dois se falaram há uma semana e combinaram aqui de estarem juntos nas eleições do próximo ano”, disse. 

Questionado se o nome escolhido conjuntamente pelas legendas será o de Rafael Motta, ele desconversou.

“A maior liderança do PRB [antiga sigla do Republicanos] nacional, seu presidente, com a maior liderança do PSB nacional, o vice-presidente da república, se acertaram para os dois partidos caminharem juntos. Se eles estão juntos, o PSB tem uma candidatura a prefeito? Pode ter, de Rafael Motta. O PRB pode ter um candidato a prefeito? Não sei, o prefeito Álvaro poderá ter”, afirmou.

Henrique já foi presidente da Câmara dos Deputados e hoje está no PSB | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Alves foi filiado ao MDB por 52 anos e no ano passado entrou para o PSB, onde tentou retornar à Câmara Federal, sem sucesso.

A agência Saiba Mais procurou o ex-deputado federal Rafael Motta para comentar a declaração de Henrique e para questionar se ele é pré-candidato à Prefeitura de Natal, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

Álvaro Dias sugere Rafael Motta como seu possível candidato à Prefeitura de Natal

Em outra entrevista, desta vez para o Jornal do Dia da TV Ponta Negra, o prefeito de Natal citou Rafael Motta como um possível nome a ser apoiado por ele em 2024. Álvaro não poderá disputar o cargo novamente por já estar no mandato de reeleição.

“Tem alguns candidatos que a gente vê que têm contribuído muito com a gestão. Eu não queria precipitar a escolha agora porque nós temos alguns nomes que se falam, como por exemplo o deputado Paulinho Freire, como o ex-deputado Rafael Motta, como outros que são sugeridos pela mídia e que nós entendemos que poderiam muito bem desempenhar com maestria a função de prefeito de Natal”, afirmou.

O prefeito, ex-coordenador da campanha de Jair Bolsonaro (PL) à presidência no ano passado, vem dando ainda sinais de aproximação com o governo Lula, que tem Alckmin - do partido de Rafael - como vice-presidente. 

Durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) em Natal, nesta segunda-feira (16), Dias fez uma série de elogios ao atual presidente e aos programas de distribuição de renda que ganharam notoriedade sob os governos do PT.

Já Rafael Motta, que se despediu neste ano da Câmara em Brasília, tentou uma vaga em 2022 para senador. O pessebista buscou colar seu nome ao de Lula e tirar votos do candidato oficial do lulismo naquela eleição (Carlos Eduardo, então no PDT). Acabou ficando em terceiro lugar; o vencedor foi Rogério Marinho (PL).

Saiba mais

Álvaro Dias sugere Rafael Motta e Paulinho Freire como seus possíveis candidatos à Prefeitura de Natal

Ex-coordenador da campanha de Bolsonaro, prefeito de Natal se rende a Lula em discurso

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.