Homem que subiu Morro do Careca é autuado; multa é de até R$ 200 mil

Adson Alves, homem que subiu o Morro do Careca, em Natal-RN, e publicou fotos da infração nas redes sociais, foi identificado pela Polícia Civil e autuado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) nesta terça-feira (31).
O post feito na segunda-feira (30) ganhou repercussão após críticas, inclusive do perfil oficial do Idema no Twitter, que respondeu: “Seja um amigo do Morro do Careca! A subida neste patrimônio ambiental é considerada infração ambiental. Preserve-o.” Depois disso, a publicação foi apagada pelo usuário.

Em nota, o Idema explicou que o homem terá direito de apresentar defesa, respeitando o devido processo legal. Após todos os trâmites administrativos, em caso de condenação, o autuado poderá receber multa com valor entre dez e duzentos mil reais.
Detalha também que “a autuação tem por base legal o Decreto Federal Nº 6.514/2008, em seu Art. 73, que prevê penalidade de multa, a quem de alguma forma alterar o aspecto ou estrutura de edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em razão de seu valor paisagístico, ecológico, turístico, artístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização”.
Área de proteção ambiental desde 1997, o Morro do Careca é uma duna com cerca de 120 metros de altura, localizada na praia de Ponta Negra. A circulação de pessoas no local é proibida para evitar agravo da erosão e a deterioração da vegetação natural.
O local também apresenta risco de desmoronamento por casa do avanço do mar, que tem formado falésia com até três metros de altura no morro. Apesar disso, barracas e banhistas são comumente vistos na área restrita.
Em 2021, o jornalista esportivo e influencer conhecido como Cartolouco subiu a duna e ao ser criticado nas redes sociais pediu desculpas.
SAIBA MAIS:
Flagrante: Morro do Careca tem barracas em área de acesso proibido e banhistas perto de falésias