Ministra da Saúde chega ao RN para inauguração de policlínica no Seridó
Natal, RN 25 de jun 2024

Ministra da Saúde chega ao RN para inauguração de policlínica no Seridó

20 de outubro de 2023
3min
Ministra da Saúde chega ao RN para inauguração de policlínica no Seridó

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, desembarcou na manhã desta sexta-feira (20) no Rio Grande do Norte. Ela veio para a inauguração da Policlínica do Seridó, em Caicó.

A solenidade acontece às 11h, mas outras atividades também estão agendadas. Também será lançado o Caderno dos Consórcios Interfederativos de Saúde. Já à tarde, às 15h, ocorre a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a execução das obras de implantação do Aterro Sanitário de Caicó, na Escola Multicampi de Ciências Médicas, o campus da UFRN em Caicó.

“A policlínica é um grande sonho nosso de expandir a atenção especializada, atenção primária e também a de média e alta complexidade em todo o Brasil”, declarou a ministra na recepção ao estado.

A Policlínica do Seridó é o primeiro fruto direto da política de regionalização da saúde pública no Rio Grande do Norte através dos Consórcios Interfederativos de Saúde (CIS) entre as gestões estadual e municipais. O equipamento funcionará primeiramente de maneira regional, atendendo à cidade sede e a outros 12 municípios. Cerca de 192 mil pessoas serão beneficiadas.

Para ter acesso ao atendimento na Policlínica, o paciente vai ter que passar pela atenção básica, conforme explicou o secretário de Saúde de Caicó, Gedson Santos. 

“Por exemplo, uma pessoa que esteja com a diabetes ou hipertensão descompensadas, e o médico da UBS já tentou várias formas de contornar o problema e não conseguiu. O profissional vai entender que o paciente precisa de um cardiologista, de um nutricionista, angiologista, ou seja, de um médico especializado e nós vamos conseguir reunir na Policlínica esses especialistas para fazer o tratamento completo do paciente, que foi classificado como sendo de médio e alto-risco", disse o secretário.

A unidade vai dispor de equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, fisioterapeuta, entre outras especialidades.

Já o Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Prefeitura de Caicó e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó – CIM/Seridó e contemplará a construção da subcélula 1A da primeira etapa do Aterro Sanitário de Caicó. 

Após concluído, o Aterro Sanitário irá beneficiar de imediato os 61.146 habitantes do município caicoense.

Trindade se despede do RN neste sábado (21).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.