Os bastidores das discussões sobre o vice de Natália em Natal
Natal, RN 18 de jun 2024

Os bastidores das discussões sobre o vice de Natália em Natal

27 de outubro de 2023
2min
Os bastidores das discussões sobre o vice de Natália em Natal
Foto: divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Anunciada como pré-candidata à prefeita de Natal em fevereiro, a deputada federal Natália Bonavides e o PT articulam as conversas com vistas às eleições do ano que vem.

Natália já tem o apoio do PCdoB e se aproxima de outras siglas do campo progressista, como PSOL e PDT. As especulações sobre quem ocuparia a vaga de vice também circulam.

No entorno petista, um nome já está descartado: o do ex-deputado federal Rafael Motta, líder do PSB no estado. 

No ano passado, Motta concorreu ao Senado e buscou capitalizar votos à esquerda se aproveitando do descontentamento de parte da base do PT com o apoio a Carlos Eduardo (então no PDT, hoje no PSD).

Nos últimos dias, entretanto, Rafael anunciou a aliança do PSB com o Republicanos do prefeito de Natal, Álvaro Dias, identificado com setores do conservadorismo. 

Para um dirigente petista, sem a aliança entre PSB e Republicanos, Motta até poderia ser cogitado para uma coligação com o PT. A foto publicada com Álvaro e a parceria com o chefe do Executivo, entretanto, esfriaram qualquer possibilidade de um acerto futuro.

“Rafael tomou o lado e não foi o nosso”, disse.

Já outra pessoa que circula entre o alto escalão petista disse que nunca houve possibilidade do ex-deputado ser vice de Natália.

PSDB

Nesta quinta (26), foi a vez do PSDB em Natal se reunir com o Cidadania, com quem possui federação. Dirigentes partidários negaram conversas sobre um possível apoio do grupo à Natália.

Segundo Anderson Lopes, vereador na capital pelo PSDB, “não existe nada a respeito”.

Dirigente do Cidadania, Wober Júnior disse que a eleição municipal é um assunto local e se colocou contra a “polarização”.

“Essa será uma eleição vital para acabar a polarização. Natal tem que ser pensado para frente”, justificou. 

Já a deputada estadual Divaneide Basílio, presidenta do PT em Natal, afirmou que tudo passará por uma construção junto à direção e à federação que a sigla integra, junto com PCdoB e PV.

“Todos os diálogos com partidos são legítimos, mas o PT Natal não realizou nenhuma conversa sobre indicação de vice com nenhum partido”, disse.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.