Natal está entre capitais com temperatura mais branda no Nordeste

Apesar da onda de calor que já afeta as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, ainda não há certeza sobre sua chegada ao Rio Grande do Norte. No Nordeste, Aracaju (SE) é a capital com temperatura mais amena nesta quinta (16), com máxima de 300C. Natal aparece na sequência com máxima de 310C ao longo de toda a semana, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Porém, no interior do estado, algumas cidades podem alcançar máxima de 380C, o que é considerado normal para os últimos quatro meses do ano (setembro, outubro, novembro e dezembro), segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Além de Natal, Maceió (AL) e Recife (PE) também terão máxima de 310C nesta quinta. Dentre as dez capitais do país com temperaturas mais elevadas, apenas uma está localizada no Nordeste: Teresina (PI), cuja máxima para essa semana é de 390C.
No Rio Grande do Norte, a Emparn também registrou a ocorrência de ventos acima do normal, com rajadas que chegaram a uma velocidade de até 30 km/h nos primeiros dias de novembro.
“Fatores como circulação dos ventos e outros sistemas meteorológicos podem impedir a chegada da onda de calor mais intensa chegue no Nordeste brasileiro nesta semana. As análises seguem dia a dia por se tratar de fenômenos naturais. Destaque-se que estamos sentindo os efeitos do fenômeno El Ñino que provoca, no Brasil, o aumento da temperatura na região equatorial e mais chuvas, inundações mais ao sul do país”, ressalta Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Emparn.