Natal tem suspeito de vazar imagens de prova do 1º dia do Enem
Natal, RN 13 de abr 2024

Natal tem suspeito de vazar imagens de prova do 1º dia do Enem

13 de novembro de 2023
3min
Natal tem suspeito de vazar imagens de prova do 1º dia do Enem
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma pessoa em Natal investigada pela Polícia Federal por vazar imagens dos Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante as provas do primeiro domingo, aplicadas em 5 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do exame, a investigação envolve oito pessoas, incluindo a do Rio Grande do Norte.

As fotografias, de acordo com o Inep, foram detectadas por meio de monitoramento próprio e também do Ministério da Educação (MEC). Os órgãos acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades. 

Após apurações, a PF concluiu que não houve nenhuma informação de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início da aplicação (13h30).

As informações sobre a investigação foram divulgadas pelo Inep neste último domingo (12), em meio ao segundo dia de provas do Enem. Além de Natal, a PF identificou e já realizou oitiva com as pessoas que cometeram as irregularidades nas cidades de Caruaru (PE), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). 

Além disso, ainda estão sendo realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará. A operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). 

“As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens”, diz a nota do Inep.

Buscamos o Inep e PF para mais informações, mas os órgãos não responderam.

Entenda

No primeiro dia da prova, em 5 de novembro, imagens do Caderno de Questões já circulavam em grupos de WhatsApp antes do fim da aplicação.

Os portões do Enem são fechados às 13h e a prova começa às 13h30, mas os estudantes só podem sair levando a prova a partir das 18h30. No meio da tarde, entretanto, fotos da prova estavam na internet. 

Problemas no segundo dia

Na segunda aplicação do Enem, ocorrido neste dia 12, duas questões foram repetidas. 

Uma questão foi a 168 da prova amarela. Ela aborda o padrão de contagem de um determinado e já havia aparecido no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003.

A única diferença entre o item atual e o de 2003 foi a presença de uma ilustração no enunciado. O Inep não vai anulá-la. 

Já a questão 117 da prova amarela aborda um gráfico sobre a gripe A-H1N1 e já havia aparecido no Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade) em 2010. Essa, sim, será anulada. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.