Novo prazo para pedir reaplicação do Enem vai até segunda (20)
Natal, RN 17 de jul 2024

Novo prazo para pedir reaplicação do Enem vai até segunda (20)

19 de novembro de 2023
2min
Novo prazo para pedir reaplicação do Enem vai até segunda (20)
Foto: Marcello Casal Jr I Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O prazo para solicitar reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se encerrava nesta sexta (17), foi estendido até segunda (20).

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do país com menor número de faltosos. Ao todo, dos mais de 100 mil candidatos inscritos (100.712 pessoas), 24,9% não compareceram, o equivalente a quase 25 mil pessoas.

As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Os resultados do Enem são utilizados como critério, único ou complementar, dos processos seletivos das universidades em todo o país, além de servirem de base para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quem pode pedir reaplicação?

É possível pedir a reaplicação das provas em casos de doenças infectocontagiosas; problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia no local de provas ou aplicação errada; ou no caso de pessoas que foram colocadas em locais de prova com distância de 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

Estão classificadas no edital como doenças infectocontagiosas a covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai avaliar cada caso isoladamente. Para os candidatos que justificarem a falta por doença, é preciso que o pedido seja acompanhado por documentos comprobatórios.

Os candidatos que faltaram no 1º do Enem, por motivos que não estavam previstos no edital, puderam fazer as avaliações no segundo domingo de provas. Porém, eles não terão direito à reaplicação da primeira prova. O candidato será considerado ausente no 1º dia e terá as notas do 2º divulgadas no boletim de desempenho individual, apenas para autoavaliação.

O pedido de reaplicação das provas é realizado através da Página do Participante.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.