Reconstrução de muro que caiu em Natal começa após 3 meses de pressão
Natal, RN 17 de jul 2024

Reconstrução de muro que caiu em Natal começa após 3 meses de pressão

9 de novembro de 2023
2min
Reconstrução de muro que caiu em Natal começa após 3 meses de pressão
Foto: Alex Régis/Secom

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de quase três meses e pressão dos moradores, a Prefeitura de Natal iniciou a obra de reconstrução de um muro que desabou em Neópolis, zona sul da capital, em agosto. 

Os serviços de recuperação do muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto têm um custo de mais de R$ 2,4 milhões. Segundo a Prefeitura, a obra na lagoa deixará o espaço com maior segurança e apta a receber novos investimentos, como é o caso da modernização da rede de drenagem.

A obra é realizada pela empresa TCPAV e coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). De acordo com o secretário adjunto de Conservação da pasta, Lucas Pinheiro, os trabalhos estão avançando e utilizam o método “solo grampeado”. 

"Uma técnica que tem se mostrado uma solução eficiente para estabilização de taludes e escavações de pequeno e médio portes”, explica. 

“A grande vantagem do método em relação aos muros de gravidade é que a execução é realizada de cima para baixo, o que garante maior segurança durante a execução da obra, uma vez que o talude não fica exposto às intempéries até o término da construção do muro de arrimo", diz o adjunto. 

A queda do muro

Em 21 de agosto, algumas casas desabaram parcialmente no Conjunto Pirangi, em Neópolis. A situação ocorreu após o rompimento da parede da Lagoa de Captação Ouro Preto, na Rua Marcassita.

Ao todo, 10 famílias tiveram que deixar suas residências. Os moradores afetados estão recebendo o aluguel social, no valor de R$ 600.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.