RN atinge maior marca de chuva em 24 horas no Brasil
Natal, RN 21 de fev 2024

RN atinge maior marca de chuva em 24 horas no Brasil

28 de novembro de 2023
3min
RN atinge maior marca de chuva em 24 horas no Brasil
Foto: STTU

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas os maiores volumes de chuva em apenas um dia no mês de novembro, classificado pela climatologia como quente e seco.  Foram 321 milímetros em Brejinho, no Agreste Potiguar, de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Durante o ano inteiro o município registrou em torno de 600 mm.

No município de Extremoz (Litoral Potiguar) foram 261mm; Monte Alegre (Agreste) 285; Lagoa de Pedras (Agreste Potiguar) 250mm; Lagoa Salgada (Agreste Potiguar) 241 mm. Em Natal choveu 194 mm; em Macaíba 197 mm; São Gonçalo do Amarante 161; Parnamirim 129 mm. Esses volumes foram registrados nas estações da Emparn no período compreendido entre 7h da segunda-feira (27/11) às 7h desta terça-feira (28/11).

“Esse volume de chuva não foi detectado em nenhum sistema de previsão de tempo tendo sido influenciado pelo fenômeno El Niño. A chuva foi acompanhada de trovões e relâmpagos causados por formação de nuvens Cumulus Nimbus que não são formações comuns em áreas equatoriais e litorâneas. Este é mais um efeito do fenômeno”, explica o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A previsão para o restante da semana é de chuvas com volumes menos intensos. “Nunca tivemos chuvas com esses volumes no mês de novembro”, esclarece Bristot.

De acordo com o governo do estado, a Defesa Civil acompanha as chuvas desde a segunda-feira (27) em contato com as coordenadorias de Defesa Civil dos municípios e fazendo atendimentos.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Marcos Carvalho, explica que o Corpo de Bombeiros Militar tem prestado assistência à população. “Estamos reunidos nesta manhã acompanhando a situação do estado, com atualizações das previsões meteorológicas junto à sala de situação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e da própria Defesa Civil”, ressalta, ao dizer que há equipes extras de sobreaviso.

Previsão

28/11/23 - Terça-feira - Céu nublado com chuvas e trovoadas, céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

29/11/23 - Quarta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu e região de Mossoró, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

30/11/23 - Quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

01/12/23 - Sexta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todo estado.

02/12/23 - Sábado - Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, céu nublado a claro nas demais regiões do estado.

SAIBA MAIS:
Natal decreta emergência e tem quase 60 desabrigados por chuvas
Famílias sem teto têm ocupações alagadas em Natal e pedem ajuda

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.