RN: Mais de 600 unidades de saúde podem ter atividades físicas grátis

O Rio Grande do Norte possui 626 Postos ou Unidades Básicas de Saúde aptos a receber recursos financeiros para promover atividade física na atenção primária do SUS.
Entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, o repasse mínimo previsto para o estado é de mais de R$ 7,7 milhões e o repasse máximo é de mais de R$ 16,5 milhões.
As transferências serão feitas via Incentivo de Atividade Física (IAF). O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é fortalecer e ampliar essas práticas na atenção primária, ao viabilizar a contratação de profissionais de educação física; a aquisição de materiais de consumo; e a qualificação de ambientes relacionados à atividade física.
O incentivo financeiro está vinculado ao estabelecimento de saúde e não apenas ao profissional de educação física. As ações relacionadas à promoção das práticas corporais e atividades físicas podem ser planejadas, incluídas, avaliadas e registradas pelos diferentes profissionais dos estabelecimentos e pelas equipes de saúde da família e multiprofissional.
As gestões estaduais e municipais têm autonomia para organizar as ações de promoção da atividade física de acordo com as demandas do território.
“Tais ações buscam promover a saúde e a qualidade de vida da população, além de prevenir e melhorar o cuidado das pessoas com doenças e condições crônicas, mediante o estímulo e a inserção de um estilo de vida mais saudável e ativo”, explica Jean Coelho, consultor técnico de promoção da atividade física do Ministério da Saúde.
A lista das cidades pode ser conferida clicando AQUI.