RN: Mais de 600 unidades de saúde podem ter atividades físicas grátis
Natal, RN 17 de jul 2024

RN: Mais de 600 unidades de saúde podem ter atividades físicas grátis

14 de novembro de 2023
2min
RN: Mais de 600 unidades de saúde podem ter atividades físicas grátis
Foto: Elpídio Júnior

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte possui 626 Postos ou Unidades Básicas de Saúde aptos a receber recursos financeiros para promover atividade física na atenção primária do SUS.

Entre novembro de 2023 e dezembro de 2024, o repasse mínimo previsto para o estado é de mais de R$ 7,7 milhões e o repasse máximo é de mais de R$ 16,5 milhões.

As transferências serão feitas via Incentivo de Atividade Física (IAF). O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é fortalecer e ampliar essas práticas na atenção primária, ao viabilizar a contratação de profissionais de educação física; a aquisição de materiais de consumo; e a qualificação de ambientes relacionados à atividade física.

O incentivo financeiro está vinculado ao estabelecimento de saúde e não apenas ao profissional de educação física. As ações relacionadas à promoção das práticas corporais e atividades físicas podem ser planejadas, incluídas, avaliadas e registradas pelos diferentes profissionais dos estabelecimentos e pelas equipes de saúde da família e multiprofissional.

As gestões estaduais e municipais têm autonomia para organizar as ações de promoção da atividade física de acordo com as demandas do território.

“Tais ações buscam promover a saúde e a qualidade de vida da população, além de prevenir e melhorar o cuidado das pessoas com doenças e condições crônicas, mediante o estímulo e a inserção de um estilo de vida mais saudável e ativo”, explica Jean Coelho, consultor técnico de promoção da atividade física do Ministério da Saúde.

A lista das cidades pode ser conferida clicando AQUI.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.