Umes Natal prepara congresso para eleger nova diretoria em dezembro
Natal, RN 14 de jul 2024

Umes Natal prepara congresso para eleger nova diretoria em dezembro

6 de novembro de 2023
3min
Umes Natal prepara congresso para eleger nova diretoria em dezembro
Umes realizou Conselho Metropolitano de Grêmios Estudantis em outubro, que convocou 21º Congresso | Foto: Milena Nogueira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Entidade que completa 42 anos em 2024, a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes) Natal realiza, em dezembro, mais um congresso para eleger a nova direção.

A data já está marcada: 2 de dezembro, mas ainda sem local definido. Será a retomada dos congressos da entidade após 4 anos. O último aconteceu em setembro de 2019.

A definição da data ocorreu em 28 de outubro, no Conselho Metropolitano de Grêmios Estudantis (Comeg) realizado em uma escola do Parque dos Coqueiros, zona norte de Natal.

Segundo Luana Bezerra, diretora da entidade, as reivindicações contra o Novo Ensino Médio (NEM) devem seguir entre as pautas principais da União Metropolitana.

“A gente tem visto a dificuldade desses estudantes em estarem ali conciliando esse novo ensino médio com as suas vidas, com a sua rotina já adaptada com seu trabalho, com o seu cursinho, com os seus outros objetivos também”, diz.

Nos últimos meses, a Umes tem protagonizado embates com a secretária de Educação do RN, Socorro Batista. As queixas são relativas à falta de merenda nas escolas e à manutenção do NEM na rede estadual do estado.

“Os embates com a Secretaria de Educação do Estado vêm acontecendo sim, mas a gente também vem dialogando muito com eles”, enfatiza Bezerra. 

“A gente vem tentando entender a que ponto estamos e também não temos medo de colocar os pontos dos estudantes na mesa quando eles forem ou estiverem sendo afetados. A gente fez isso quando faltou merenda nas escolas, quando faltou estrutura, quando a gente reivindicou as reformas das escolas”, completa a estudante. 

De acordo com a diretora, o objetivo maior é construir um diálogo com as pastas da administração. 

“Claro que sempre vamos botar os pontos dos estudantes na mesa, mas também vamos ouvir o outro lado, tentar entender e conciliar isso tudo pois o objetivo maior é a melhoria para a educação do Rio Grande do Norte e região metropolitana, mas também para que os estudantes não saiam prejudicados nisso tudo”, aponta.

Luana Bezerra, ao centro, é diretora da Umes | Foto: Milena Nogueira

Atualmente, quatro organizações compõem a diretoria da Umes: UJS (juventude do PCdoB), Kizomba (juventude da Democracia Socialista/PT), Levante Popular da Juventude (juventude do Movimento Brasil Popular) e UJC (juventude do PCB). Outros grupos ainda passaram a compor a base após 2019.

O próximo presidente ou presidenta deve vir, mais uma vez, da UJS, juventude que possui a maioria dentro da Umes e também dirige no RN a Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas (Apes), além da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Brasil.

Segundo Luana Bezerra, o próximo nome a comandar a Umes Natal ainda não está definido, mas as conversas com os outros agrupamentos já estão ocorrendo.

“Não tenha dúvida que será um nome muito forte e um nome com muita representatividade. Teremos a Umes Natal muito bem representada nesse próximo período de dois anos até o próximo congresso”, acredita.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.