Como deputado, Paulinho Freire acumula faltas sem justificativa
Natal, RN 24 de mai 2024

Como deputado, Paulinho Freire acumula faltas sem justificativa

22 de dezembro de 2023
5min
Como deputado, Paulinho Freire acumula faltas sem justificativa
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Desde fevereiro, Paulinho Freire, 59, experimenta uma nova rotina: a de deputado federal. Com passagens pela Assembleia Legislativa, pela Câmara Municipal e até pela Prefeitura, tendo sido vice de Micarla de Sousa e posteriormente prefeito interino, Freire apresentou em seu primeiro ano em Brasília sete projetos de lei. Entre os quatro novatos da bancada federal, é o segundo mais proativo em número de propostas protocoladas. Ainda assim, é o líder entre os faltosos que não apresentaram justificativa.

A Agência SAIBA MAIS iniciou uma série de reportagens destacando as principais ações e projetos dos parlamentares da bancada federal que estreiam na Câmara e no Senado. São eles: os deputados federais Robinson Faria (PL), Fernando Mineiro (PT), Paulinho Freire (União) e Sargento Gonçalves (PL), além do senador Rogério Marinho (PL).

Saiba Mais: Como deputado, ex-governador do RN prioriza criação de datas turísticas

Saiba Mais: Agora federal, Mineiro valoriza democracia e pauta ambiental no 1º ano

Até esta sexta-feira (22), Paulinho acumulava 106 dias em que esteve no plenário da Câmara, mais 73 presenças em comissões. Por outro lado, faltou oito dias ao plenário (seis ausências justificadas e duas não justificadas). Nas comissões, o número cresce: foram três reuniões em que apresentou algum motivo para não ir, e 34 reuniões em que não deu satisfação. 

Freire já foi o presidente da Câmara Municipal de Natal entre 2019 e 2023, sob a gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Antes de ser vereador, Paulinho também foi deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Natal interinamente, quando compunha a gestão de Micarla de Sousa.

Neste ano, apresentou sete propostas na Câmara até o momento, todas como único autor. Tem priorizado a atuação em áreas como educação e turismo. Seu primeiro projeto apresentado, por exemplo, aprimora uma lei já existente e institui a presença de bibliotecário em todas as bibliotecas escolares dos sistemas de ensino.

Outros textos, como por exemplo o PL 1850/2023, dispõe sobre a prestação de serviços de neuropsicopedagogia nas instituições de educação básica, e o PL 2804/2023 busca alterar outra lei e disciplinar o cuidado da ansiedade e da depressão na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde.

Assim como o colega Robinson Faria, também se dedicou a protocolar projetos relacionados ao turismo. É o caso das propostas para incluir o Carnatal, em Natal, e o Pingo da Mei Dia, em Mossoró, como parte do calendário turístico oficial do país. Paulinho foi um dos fundadores do Carnatal, como sócio da empresa Destaque Promoções e Eventos.

A reportagem buscou a assessoria de comunicação do deputado Paulinho Freire para saber como o parlamentar avalia o primeiro ano de mandato e o porquê do alto número de faltas sem justificativa. Não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

Projetos de lei apresentados (sozinho ou como coautor): 7

Projetos transformados em lei: 0

Proposições relatadas: 4

Votações nominais em plenário: 294

Presença em plenário: 106 dias

Presença em comissões: 73 reuniões

Discursos proferidos em plenário: 4

Alguns dos discursos:

Repúdio ao racismo sofrido por Vini Jr. na Espanha (em 23 de maio de 2023)

(...) Nós não podemos mais nos calar. Não se trata de Vini Jr. apenas, trata-se de uma ofensa ao povo brasileiro, a começar àquele negro que mora na favela, que é trabalhador, que sai de casa todos os dias para buscar o pão para a sua família. A ofensa é a esse, sim. Vini Jr. é um jogador de nome, tem fama — e nós estamos aqui a reclamar da ofensa a ele, é claro —, mas temos que pensar naqueles que não têm oportunidade e que são todos os dias discriminados por racismo e muitas vezes não têm quem os defenda.

Solidariedade aos potiguares após as fortes chuvas no RN (em 28 de novembro de 2023)

(...) Quero usar este curto tempo que tenho para me solidarizar com o povo do Rio Grande do Norte pelo estrago causado pelas chuvas que caíram nas últimas 24 horas, principalmente em cidades como São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, onde choveu mais de 400 milímetros. Na minha cidade, Natal, choveu mais de 250 milímetros.

Nós estamos precisando unir forças ao Governo Federal, ao Governo Estadual e às Prefeituras, principalmente à de Natal, para conseguir ajuda do Governo Federal e acudir a população, que passa por momentos difíceis.

Deixo aqui a minha solidariedade ao povo de Natal e de todo o Rio Grande do Norte.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.