Eleições em Natal: Direita descumpre promessa de anunciar nome e racha
Natal, RN 2 de mar 2024

Eleições em Natal: Direita descumpre promessa de anunciar nome e racha

19 de dezembro de 2023
4min
Eleições em Natal: Direita descumpre promessa de anunciar nome e racha
Comunicador Bruno Giovanni se sentiu traído por reunião do PSDB com Natália e anunciou a saída da sigla | Foto: João Gilberto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma reunião entre a cúpula do PSDB e a pré-candidata à Prefeitura de Natal pelo PT, Natália Bonavides, causou um racha na direita local. 

O comunicador Bruno Giovanni, filiado aos tucanos e com intenções de disputar o Executivo natalense, se sentiu traído e anunciou a saída da sigla.

A decisão representa um racha no grupo formado por conservadores natalenses, que queria lançar um candidato único ao Palácio Felipe Camarão.

BG, como é conhecido, anunciou a decisão nesta segunda-feira (18) no programa de rádio que apresenta na 96 FM. Ele disse que foi pego de surpresa pela reunião do PSDB com Natália, e que não havia sido comunicado da conversa.

“Ficou acertado desde o início que o diretório municipal teria liberdade para conduzir, mas o partido tinha um pré-candidato. Esse pré-candidato no mínimo precisava ser comunicado”, afirmou.

“Eu não tinha como gostar de não ter sido comunicado e não tinha como gostar do partido ter sentado com Natália Bonavides. Eu não entendi a necessidade, a ansiedade de se reunir com Natália Bonavides. Não foi fácil pra mim”, declarou.

De acordo com BG, ele já recebeu sondagens de outros três partidos e até sexta-feira (22) anuncia seu destino: se mantém a pré-candidatura à Prefeitura ou se retira.

O comunicador ainda informou que, caso continue com a postulação à Prefeitura, não fará mais parte de nenhum grupo. 

“É difícil conviver nesse meio. Estou no processo desde janeiro. Cansei de ser besta, de querer juntar grupo, juntar vaidade, juntar candidatura para ter um projeto viável para Natal. Não participo de mais nenhum grupo”, frisou.

Racha

A decisão representa um racha no grupo de lideranças de direita em Natal. Em 24 de outubro, quatro pré-candidatos à Prefeitura se reuniram em Brasília junto com outros políticos. 

Estavam presentes os deputados federais Paulinho Freire (UNIÃO), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL), mais o comunicador Bruno Giovanni (PSDB).

Ainda na mesa, os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valetim (PODE), além do ex-prefeito de Olho d’Água do Borges, Brenno Queiroga (PODE).

Grupo reunia União Brasil, PL, Podemos e PSDB | Foto: reprodução

O encontro fazia parte das conversas dos dirigentes na capital potiguar para lançar um nome de consenso ao Palácio Felipe Camarão. A intenção, anunciada à época, era de definir o pré-candidato até novembro. 

Passados quase dois meses, contudo, o grupo da direita natalense ainda não chegou a um acordo e ainda sofreu a saída de BG.

Reunião com Natália

Na última sexta (15), Natália comunicou que havia se reunido na sede municipal do PSDB a convite do partido. Ao lado dela, a deputada estadual e presidenta do PT Natal, Divaneide Basílio.

“Apresentamos aos vereadores do PSDB nossas propostas para construir a cidade que o povo natalense merece. Foi um diálogo muito proveitoso!”, disse Bonavides.

Pelos tucanos, estavam presentes quatro vereadores da sigla: Klaus Araújo (também presidente do diretório municipal), Herberth Sena, Aldo Clemente e Hermes Câmara.

Em nota, o PSDB lamentou a “falha de comunicação” entre BG e os vereadores e disse que a reunião com Natália faz parte do processo de “ouvir todos os nomes”.

Confira a nota:

O Diretório Municipal do PSDB Natal lamenta que uma falha de comunicação e articulação tenha provocado constrangimento ao pré-candidato pelo partido à Prefeitura de Natal, Bruno Giovanni.

A pré-candidatura de BG é reconhecida pelo PSDB, e respeitada. O partido decidiu ouvir todos os nomes, em respeito às preferências e opiniões de cada integrante. Sem o intuito de constranger ninguém. 

O PSDB/Natal segue com o debate democrático e, prezando pela transparência, manterá o diálogo sobre os projetos e propostas para o desenvolvimento da nossa cidade.

Diretório Municipal do PSDB de Natal”.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.