Governo federal reconhece situação de emergência em municípios do RN
Natal, RN 27 de fev 2024

Governo federal reconhece situação de emergência em municípios do RN

2 de dezembro de 2023
2min
Governo federal reconhece situação de emergência em municípios do RN
Foto: Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por causa da falta de chuvas, o governo federal reconheceu, na sexta-feira (1º), situação de emergência em quatro municípios do Rio Grande do Norte. A portaria com o reconhecimento dos municípios de Venha-Ver, Taboleiro Grande, São Bento do Trairi e Cerro Corá foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), com assinatura do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Até o momento, o Rio Grande do Norte tem 46 municípios em situação de emergência. Trinta deles por estiagem e 16 devido à seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado de maior gravidade.

A portaria soma 35 municípios. Além do RN, há lugares na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina na lista devido a desastres como enxurradas, inundações, chuvas intensas e granizo.   

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos.

Os repasses podem ser liberados a partir dos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras, após avaliação de equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

Confira a lista:

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.