Hospital de Natal tem raio-X quebrado e saída de pacientes para exames
Natal, RN 21 de fev 2024

Hospital de Natal tem raio-X quebrado e saída de pacientes para exames

5 de dezembro de 2023
3min
Hospital de Natal tem raio-X quebrado e saída de pacientes para exames
Prédio do Hospital Municipal Nilton Azevedo, onde funcionava a Maternidade Araken Irerê Pinto I Foto: Marco Polo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Hospital Municipal Nilton Azevedo, único Pronto-Socorro (PS) ortopédico de Natal, localizado no bairro de Petrópolis, está com a máquina de raio-X quebrada há cerca de um mês. Para conseguir fazer os exames, os pacientes com membros quebrados estavam tendo que sair, por conta própria, para o Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas.

Os usuários e pacientes estão tendo que ir, muitas vezes, pegando Uber, gastando o dinheiro que não têm, às vezes até a pé, o que é um descaso, para realizar raio-X no Hospital dos Pescadores e retornar pra cá”, critica Érica Galvão, funcionária do PS Ortopédico e dirigente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN).

Porém, diante da sobrecarga, o aparelho do Hospital dos Pescadores também quebrou no último dia 27 de novembro, segundo denúncia feita pelo Sindicato.

Queremos saber quando vão resolver o problema do raio-X do Pronto-Socorro Ortopédico do Hospital Municipal de Natal. A gente sabe que o prefeito está gastando milhões com o Natal”, critica Érica Galvão.

Em junho deste ano, um funcionário da radiologia já havia alertado para a quebra do aparelho fixo de raio-X, de maior porte, desde abril, o que estava resultando em sobrecarga no aparelho móvel.

Domingo um enfermeiro desceu perguntando se podia levar o equipamento [raio-X] para UTI, em cima, para um paciente com suspeita de tuberculose. A manutenção aconselha a não subir nas condições atuais do prédio. O anexo da ortopedia não tem elevador, é uma rampa estreita cheia de desníveis. Imagine arrastar um equipamento de mais de 300 quilos por uma rampa! Tem que deslocar uns seis homens para isso e num hospital onde o raio-X não pode parar. A gestão está improvisando muito com a saúde pública, falta mais investimento tecnológico, tem que se comprometer. O SUS não vai evoluir dessa forma, precisa de um investimento maior, de um plano melhor, estratégia, preparação”, relatou o técnico em radiologia na época.

O Hospital Municipal Nilton Azevedo, nome que ainda consta no local, funciona no mesmo prédio da antiga Maternidade Araken Irerê Pinto, mas com a chegada dos novos atendimentos para ao mesmo prédio, a unidade passou a se chamar Hospital Municipal Materno Infantil Araken Irerê Pinto. O Pronto-Socorro, que está com a máquina de raio-x quebrada, funciona no térreo, na parte lateral do imóvel.

Para nós do Sindsaúde/RN é inadmissível que a população passe por esse transtorno causado pelo prefeito Álvaro Dias e sua gestão. É urgente que o Raio-X seja consertado ou substituído. Não é possível que o equipamento esteja quebrado há quase um mês e nenhuma providência seja feita. Esse é mais um descaso que vai para a conta da prefeitura do Natal que além de dar calote na enfermagem, dá calote na saúde pública, prejudicando gravemente os cidadãos natalenses”, comentou a dirigente do Sindsaúde/RN.

A Agência Saiba Mais entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obtivemos resposta para o problema até a publicação desta matéria.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.