Nordeste terá plataforma de equipamentos culturais financiada pelo BNB
Natal, RN 3 de mar 2024

Nordeste terá plataforma de equipamentos culturais financiada pelo BNB

1 de dezembro de 2023
2min
Nordeste terá plataforma de equipamentos culturais financiada pelo BNB
Fotos: Uern

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fundações da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) vão desenvolver e implantar plataforma digital de equipamentos culturais de toda a região Nordeste. A iniciativa será financiada por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional do Banco do Nordeste (BNB), com investimento de R$ 931 mil, e contrapartida de R$ 114 mil da universidade.

A execução operacional e financeira ficará a cargo da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) e da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern). A coordenação geral do projeto “Sistema de Informação Regional de Gestão e Equipamentos Culturais – SIRGEC-NE” será do professor Lima Júnior.

O presidente da Funcitern, Rafael Rodrigues detalha como vai funcionar o sistema: “A intenção é ter uma plataforma digital certo que vai ser uma ferramenta para gestão, mapeamento, monitoramento, planejamento e avaliação de todos os equipamentos culturais no Nordeste. Dentre as ações, por exemplo, a gente organizar toda essa programação cultural por instituição associada ao projeto após o sistema estar pronto.”

De acordo com Rafael Rodrigues, cada instituição poderá aderir ao projeto se associando. “Por exemplo, o Dragão do Mar, em Fortaleza, ou o Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró. As ações, os eventos, as promoções desses lugares estarão lá. Com isso a gente visa fortalecer as políticas de promoção dessas atividades culturais em todo o Nordeste e em todos esses equipamentos”, completa.

Ainda de acordo com gestor da fundação universitária, a plataforma vai possibilitar unificar as informações, auxiliando a análise de dados para tomada de decisões nacionais e de cada estado no apoio à Cultura.  

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.