Rio Grande do Norte vence prêmio Jabuti 2023 em duas categorias
Natal, RN 27 de fev 2024

Rio Grande do Norte vence prêmio Jabuti 2023 em duas categorias

6 de dezembro de 2023
5min
Rio Grande do Norte vence prêmio Jabuti 2023 em duas categorias
Ana Caldas Lewinsohn recebe o Prêmio Jabuti 2023 na categoria Ilustração

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os livros produzidos no Rio Grande do Norte "A notável história do Homem-Listrado", de Fayga Ostrower, e "Álbum Guerreiras da Ancestralidade", do Mulherio das Letras Indígenas, que conta com a indígena Eva Potiguara, estão entre as vencedoras do Prêmio Jabuti 2023.

Estou muito emocionada! Faltam palavras!! É um projeto gestado com muito amor, uma obra lindíssima. Estou realizada. É importante mencionar que esse é o segundo prêmio Jabuti de Fayga Ostrower. O primeiro foi em 1999, com um livro sensacional e esgotado, chamado ‘A Sensibilidade do Intelecto’. Fayga é gigante e sempre atual. Muito feliz por colaborar com a democratização de sua arte, algo muito caro para ela!”, comemora Ana Caldas Lewinsohn, que é atriz, diretora, professora do Departamento de Artes (Deart-UFRN) e sobrinha-neta da autora.

A cerimônia de premiação, que está em sua 65ª edição e é considerada a mais tradicional da literatura no país, foi realizada na noite desta terça (05), no Teatro Municipal de São Paulo.

Mulherio das Letras Indígenas na premiação do Jabuti 2023

O livro "Álbum Guerreiras da Ancestralidade" levou o prêmio na categoria Fomento à Leitura.

Já "A notável história do Homem-Listrado" foi premiado na categoria Ilustração. O livro havia tido uma tiragem inicial de 500 impressões junto à Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e ao Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC/ UFRN).

Agora, com o “selo” de vencedor do Prêmio Jabuti, o plano é de fazer uma segunda edição e ampliar a distribuição do livro para as livrarias do país e do mundo.

O selo abre sim um importante incentivo para reedição e distribuição do livro. É um reconhecimento nacional com o maior prêmio da literatura, que abre portas de continuidade desse projeto e de projetos futuros. [O livro] foi para outros estados, mas nas mãos de pessoas que carregaram. Com Noni Ostrower, filha de Fayga, foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina, para São Paulo e Campinas. Com o tradutor dessa obra, Thomas Lewinsohn, foi para fora do país. Alemanha e Turquia também já tiveram interesse em publicar o livro”, revela Ana Caldas Lewinsohn.

O livro "A notável história do Homem-Listrado" pode ser encontrado na Cooperativa Cultural, que fica no Campus Central da UFRN, e também está disponível como ebook gratuito pela UFRN.

Saiba + sobre os livros

A notável história do Homem-Listrado

Ana Caldas com livro premiado em mãos I Foto: cedida

O livro foi escrito e ilustrado em 1947 pela artista plástica, teórica da arte e professora Fayga Ostrower (1920-2001). Nascida na Polônia, Fayga emigrou em 1934 e se naturalizou brasileira. A artista faleceu no Rio de Janeiro em 2001.

O livro inédito, escrito em alemão e de único exemplar feito à mão, ganhou o mundo pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) graças à organização da sobrinha-neta Ana Caldas Lewinsohn.

O único exemplar do livro foi feito pela própria autora para dar de presente ao sobrinho Peter, que foi a primeira criança nascida no Brasi depois que a família fugiu do período de guerra na Europa.

Álbum Guerreiras da Ancestralidade

A indígena Eva Potiguara segue concorrendo ao Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, com a antologia Álbum Guerreiras da Ancestralidade do Mulherio das Letras Indígenas. É uma antologia que nasceu com o objetivo de dar maior visibilidade à literatura e às histórias de vida de mulheres indígenas e das memórias de seus povos.

O álbum tem a biografia de 75 Indígenas, sendo 12 lideranças e 63 escritoras que publicam poemas e prosas. A obra está disponível para download gratuito em drive do grupo.

Para conhecer a lista completa dos vencedores do Prêmio Jabuti 2023, CLIQUE AQUI.

Saiba +

Prêmio Jabuti tem finalistas do Rio Grande do Norte em 2023

Indígena do RN, Eva Potiguara é semifinalista do Prêmio Jabuti

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.