RN conquista 6 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática
Natal, RN 29 de mai 2024

RN conquista 6 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

31 de dezembro de 2023
3min
RN conquista 6 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática
Foto: picjumbo_com

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Estudantes de escolas estaduais do Rio Grande do Norte conquistaram seis medalhas de ouro na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sendo duas no Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano); uma medalha no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano); e três no Ensino Médio (1º ao 3º ano).

A competição reuniu mais de 18,3 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de todo o país. A Olimpíada, realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), é considerada a maior competição científica do país e em 2023 alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Além das medalhas de ouro, os estudantes da rede pública do RN conquistaram 21 medalhas de prata, sendo nove no Ensino Fundamental 1, três no Ensino Fundamental 2 e nove no Ensino Médio. Os potiguares ainda conquistaram 63 medalhas de bronze, sendo 17 no Ensino Fundamental 1; 21 no Ensino Fundamental 2; e 25 no Ensino Médio.

Pelo do Rio Grande do Norte, participaram estudantes de todas as regiões do estado. Ao todo, foram premiados 274 alunos, sete professores e seis escolas da rede estadual. Além disso, 184 alunos da rede pública estadual foram agraciados com Menção Honrosa por seus desempenhos na Olimpíada, sendo 42 no Ensino Fundamental 1; 58 no Ensino Fundamental 2; e 84 no Ensino Médio.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática no país; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seus ingressos nas universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento de professores das escolas públicas; promover a inclusão social por meio do conhecimento.

A Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é a maior competição científica do Brasil, alcançando mais de 99% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas na edição deste ano de 2023.

Participam da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Públicas instituições de ensino públicas e privadas. A competição é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A organização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) ainda não divulgou a data da entrega das premiações.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.