Juros caem para operações de crédito consignado do INSS
Natal, RN 5 de mar 2024

Juros caem para operações de crédito consignado do INSS

16 de janeiro de 2024
2min
Juros caem para operações de crédito consignado do INSS
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 14 votos a um, o novo limite de juros de 1,76%, ao mês, para as operações de crédito consignado realizadas pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . O novo teto tem 0,04 ponto percentual menor que o limite anterior, de 1,80% ao mês, e que estava em vigor até dezembro passado.

Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,67% para 2,61% ao mês. Com esse novo ajuste, alguns bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS para continuarem a emprestar pela modalidade. Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil cobram 1,79% ao mês.

Essas medidas propostas pelo Governo Federal entrarão em vigor nos próximos dias, tão logo a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 12,25% para 11,75% ao ano. Desde agosto, quando começaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta vai acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem. As mudanças têm de ser aprovadas pelo CNPS.

Com informações da Agência Brasil

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.