Número de pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel cai 70%
Natal, RN 22 de fev 2024

Número de pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel cai 70%

12 de janeiro de 2024
2min
Número de pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel cai 70%
Corredor do Hospital Walfredo Gurgel superlotado I Imagem: Sindsaúde/RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de um pico de 53 pacientes internados em macas nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, no mês de dezembro de 2023, esse número caiu 70%, chegando a 9 pacientes nos dez primeiros dias de janeiro de 2024.

A mudança é resultado de um acordo no qual a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) se comprometeu, em agosto do ano passado, em abrir 35 novos leitos hospitalares exclusivos para assistência traumato ortopédica num período de 60 dias. A distribuição proposta foi de 20 novos leitos no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e mais 15 leitos no Walfredo Gurgel.

Os leitos no Deoclécio Marques foram abertos em setembro, já os do Walfredo Gurgel foram inaugurados em dezembro do ano passado, depois de uma reforma para reabertura do 5º andar. As duas unidades hospitalares foram escolhidas por causa de sua localização na Região Metropolitana do Rio Grande do Norte, que concentra o maior número de pacientes com demanda em traumato ortopedia.

Segundo dados levantados pela direção do Walfredo Gurgel, de janeiro a outubro de 2023, o Pronto Socorro Clóvis Sarinho (que faz parte do Walfredo Gurgel) atendeu um total de 16.136 usuários na ortopedia vindos, em sua maioria, de municípios da Região Metropolitana, principalmente, de Natal (27,46%) e Parnamirim (10,44%). Desse total de pacientes atendidos, 2.915 (18,07%) procuraram o serviço devido a acidente de moto, o serviço mais demandado no Hospital ao longo do ano de 2023.

Até a quarta (10), um total de 13 pacientes estavam registrados como internados em macas nos corredores do Walfredo Gurgel.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.