Obra da Barragem Passagem de Traíras deverá ser concluída até junho
Natal, RN 2 de mar 2024

Obra da Barragem Passagem de Traíras deverá ser concluída até junho

12 de janeiro de 2024
3min
Obra da Barragem Passagem de Traíras deverá ser concluída até junho
Fotos: Humberto Sales / Assecom do Governo do Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em comitiva pelo interior do Estado hoje (12), a governadora Fátima Bezerra visitou as obras de recuperação da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó. E ouviu do diretor geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), o engenheiro civil Fernando de Araújo Leão, que até junho a obra será finalizada. O DNOCS é o órgão responsável, há três anos, por essa obra.

De acordo com informações do Governo, 95% da obra já foi concluída. O que ainda está faltando é a conclusão da fundação e revestimento de parte do paramento de montante na faixa do sangradouro, revestimento da galeria e uma pequena parte do paramento de jusante, além da aquisição e instalação dos hidromecânicos, conjunto composto por um sistema de comportas, tubulação e dispersão de água.

Na última semana de dezembro de 2023, a governadora Fátima Bezerra já havia se reunido com com representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Codevasf e do próprio DNOCS, e cobrado uma definição mais assertiva sobre a conclusão dessa obra, por se tratar de um reservatório que abastece três municípios do Seridó, e pelo fato de que é necessário aproveitar a quadra chuvosa nesse período do início do ano.

A Barragem Passagem de Traíras foi construída no leito do Rio Seridó, e inaugurada há 30 anos, para reforçar o abastecimento nas cidades de Jardim do Seridó, Caicó e São José do Seridó. Tem capacidade para acumular 49,7 milhões de metros cúbicos.

“Viemos aqui para trazer a esperança de aprontar essa obra o mais rápido possível. Queremos ouvir do representante do DNOCS quando a obra ficará pronta. E garanto que estaremos aqui dia-a-dia para acompanhar o andamento desses trabalhos”, afirmou a governadora.

De acordo com assessoria de comunicação do governo estadual, o diretor geral do DNOCS, Fernando Leão afirmou, no local, que os prazos pactuados serão cumpridos.

"Até o final de março entregaremos todas as obras físicas e em seguida a instalação dos equipamentos hidromecânicos, que levará em torno de 90 dias. Com isso, garantimos em até seis meses a entrega total da barragem pronta”, afirmou.

Com informações da Assecom / Governo do RN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.