Projeto Narrativas do Silêncio encena peça com atores surdos
Natal, RN 22 de fev 2024

Projeto Narrativas do Silêncio encena peça com atores surdos

20 de janeiro de 2024
5min
Projeto Narrativas do Silêncio encena peça com atores surdos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No próximo sábado, 20, o Projeto “Narrativas do Silêncio” conquista um feito inédito em sua trajetória: a apresentação de um espetáculo teatral criado, montado e encenado com forte protagonismo de pessoas surdas residentes em municípios da Região Metropolitana de Natal. Intitulada “A Busca de Sailor”, a peça é acessível a surdos e ouvintes. A estreia acontece às 19h, na Casa da Ribeira, e a entrada é gratuita. Os ingressos, em número limitado, devem ser retirados com antecedência em instituições e entidades que trabalham com a comunidade surda.

De acordo com a sinopse fornecida pela produção do espetáculo, “Sailor é uma menina destemida que se lança em uma jornada além dos limites conhecidos, navegando em alto-mar. Nesta aventura marítima, ela se depara com um mundo fantástico e inexplorado, onde encontros inesperados mudam o rumo de sua viagem de maneira surpreendente." O elenco de “A Busca de Sailor” é integrado por três atores surdos, participantes das oficinas de teatro realizadas pelo Projeto em 2023.

Letícia Sanchez reside em São Gonçalo do Amarante, é bailarina da EDTAM e formada em Letras-Libras pela UFRN. Marcus Vinícius é de Caicó, mas atualmente mora em Natal e está se formando em Letras-Libras pela UFRN. Já Clécia Rayssa é atleta e reside atualmente em Parnamirim, também em vias de se formar em Letras-Libras pela UFRN. Todos se dizem admiradores do Teatro e já se sentem mais confiantes e seguros com o trabalho realizado até aqui, prometendo aprimorarem-se cada vez mais na expressão corporal e facial, a fim de representarem melhor seus personagens e darem força narrativa aos mesmos.

Desafios

Ita Barbosa e Valéria Chaves são dois jovens potiguares que aceitaram o desafio do “Narrativas do Silêncio” de colaborar para a montagem de um espetáculo teatral inédito, em estreita parceria e sintonia com participantes do Projeto. Formados em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ambos integram o Grupo “Sostô Teatro”, onde desenvolvem trabalhos nessa linguagem artística.

Segundo Ita Barbosa, que assina a direção do espetáculo juntamente com Valéria Chaves, “tudo foi feito de forma autoral, levando em consideração as ideias, preferências e proposições feitas pelos próprios atores”. O ponto de partida – relembra Ita, foi a oficina ministrada por atores da Cia Fluctissonante, em junho do ano passado (2023). Na ocasião, o grupo curitibano integrado por atrizes e atores surdos esteve em Natal a convite do Projeto “Narrativas do Silêncio”.

“Após a realização da oficina – prossegue Ita Barbosa, fizemos uma entrevista com os participantes que mais se destacaram naquela atividade a fim de sondarmos o interesse e a disposição deles em darem continuidade ao trabalho. Como as pessoas que se mostraram mais interessadas e dispostas não eram profissionais houve necessidade de trabalharmos em várias frentes, simultaneamente”.

Várias frentes

O fato de ser a primeira experiência de criação, montagem e encenação de um espetáculo teatral protagonizado por pessoas surdas que, à exceção de Letícia Sanchez (bailarina do EDTAM), não possuíam qualquer experiência de palco, impôs, segundo Ita Barbosa, a necessidade de “estudar a linguagem teatral em paralelo à construção do espetáculo”.

“Nas oficinas e aulas trabalhamos muito com alongamento, aquecimento, jogos de atenção, concentração, improviso e na construção de cenas. Muitos dos nossos experimentos se deram em cima de imagens, objetos e palavras. A cada semana fazíamos essas aulas pela manhã, e pela tarde nos debruçávamos nas questões relacionadas à criação do espetáculo”.

Para o desenvolvimento da criação, enquanto coletivo, Ita Barbosa explica que foram pactuados procedimentos capazes de permitir a definição da temática, a estética e a poética. “Com isso, também pudemos construir a dramaturgia e todos os outros elementos que compõem o espetáculo”, finaliza Ita Barbosa.

Narrativas do Silêncio

Lançado em 2015, “Narrativas do Silêncio” é um projeto que visa proporcionar acessibilidade cultural, ofertando informações, técnicas, instrumentos, materiais e atividades que possam favorecer o fazer artístico-cultural de pessoas surdas residentes em municípios da Região Metropolitana de Natal. Com cinco edições realizadas, a iniciativa tem em seu currículo atividades nos campos das artes visuais, artes cênicas e literatura. Para a temporada 2023/24, recém-concluída, o Projeto contou com os patrocínios do Governo do Estado do RN e da Ster Bom, viabilizados pela Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

A BUSCA DE SAILOR (FICHA TÉCNICA)

Direção: Ita Barbosa e Valéria Chaves

Atuação: Clécia Rayssa, Letícia Sanchez e Marcus Vinícius

Dramaturgia: Ita Barbosa

Visualidades: Valéria Chaves

Iluminação: Cléo Morais e Flávio Torreão

Desenvolvimento de Cenário: José Aglio Neto

Música e Sound Design: Rafael Alves

Consultoria e Coordenação de Libras: Tamara Silva

Coreografia: Maycon Calasancio

Intérprete de Libras: Noadia Lipi

Assistente de Produção: Raquel Lucena

Assessoria de Imprensa: Christian Vasconcelos

Design: José Aglio Neto

Produção Geral: Fábia Fernandes e José Aglio Neto

SERVIÇO

Onde

Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelino, 52, Ribeira – Natal/RN)

Quando

20 de janeiro (sábado) às 19h

Ingressos

Associação dos Surdos de Natal – ASNAT (Largo Junqueira Aires, 536, Cidade Alta – Natal/RN) / Associação dos Surdos de Parnamirim – ASP (Contato: 99184.4131 – Risalva Garrilho) / Associação dos Surdos de Extremoz – ASMOZ (Contato: 99128.2662 – Edilson Varela) / SUVAG – Centro de Saúde Auditiva (Avenida Lima e Silva, 966, Nossa Senhora de Nazaré – Natal/RN) / Centro de Atendimento ao Surdo – CAS (Rua dos Paiatis, 2004, Quintas – Natal/RN).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.