UERN divulga edital com normas para o SISU 2024
Natal, RN 5 de mar 2024

UERN divulga edital com normas para o SISU 2024

12 de janeiro de 2024
3min
UERN divulga edital com normas para o SISU 2024
Foto: Arquivo /Assecom / Elisa Elsie

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Próxima terça (16) os candidatos do mais recente Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ficarão sabendo se foram ou não aprovados. Já a inscrição no Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2024 será entre os dias 22 a 25 de janeiro. E a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) anunciou hoje (12) que serão ofertadas 2.509 vagas iniciais nos cursos de graduação nos campi de Natal, Mossoró, Assú, Caicó, Patu e Pau dos Ferros

A convocação dos candidatos aprovados na chamada regular do PSVI 2024 está prevista para o dia 30 de janeiro. Após esse passo, os convocados deverão realizar, entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, o Cadastro Institucional referente à chamada regular.

O Cadastro Institucional é o ato pelo qual o candidato se vincula provisoriamente à UERN consistindo em mera expectativa de direito à vaga. Caso o candidato envie a documentação incompleta e/ou ilegível para o Cadastro Institucional, poderá realizar o ajuste de documentação entre os dias 6 e 7 de fevereiro de 2024. O vínculo definitivo do candidato com a Uern só será concretizado após a realização da Matrícula Curricular, cujo cronograma e edital específico serão lançados em data futura.

Após cada convocação dos candidatos aprovados no PSVI Sisu/Uern 2024, a Uern poderá realizar, a seu critério, novas convocações para preenchimento de Vagas Remanescentes, a partir da geração de listas de espera.

Divisão das vagas

As vagas ofertadas no PSVI Sisu/Uern 2024 serão distribuídas nas seguintes categorias:

a) Cota Social – Na proporção de 50% do total de vagas.
Esta categoria é subdividia na seguinte proporção: 58% para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (que podem ter cursado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas); 42% para candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas.

b) Cota para Pessoas com Deficiência – Na proporção de 5% do total de vagas.

c) Não Cotista – Candidatos não pertencentes à Cota Social ou à Cota para Pessoas com Deficiência.
Dentro da categoria não-cotista, será aplicado o Argumento de Inclusão Regional, que prevê bônus de 10% na pontuação geral para candidatos que comprovarem que cursaram integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas particulares ou públicas localizadas no Rio Grande do Norte.

O Edital do PSVI Sisu/Uern 2024 foi publicado no Jouern, edição desta sexta-feira, 12 de janeiro.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail [email protected]

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.